O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) reuniu, no sábado, 24, representantes jovens das igrejas membros, em Brasília, para constituir o programa de juventude.

Nesse primeiro encontro foi constituída uma Comissão Jovem, formada por representantes das igrejas Presbiteriana Unida (IPU), Episcopal Anglicana (IEAB), Evangélica Luterana (IECLB) e Católica (ICAR).

O lançamento desse programa era um antigo desejo de jovens cristãos e agora passa a ser uma prioridade. Ele tem por objetivo reunir a juventude das igrejas para diálogo, atividades conjuntas, maior participação na sociedade, na defesa e garantia de direitos.

O secretário executivo do CONIC, reverendo Luiz Alberto Barbosa, participou da reunião apresentando a visão geral do Conselho e ressaltando a importância da juventude trazer as próprias demandas e interesses. “A diretoria entende que qualquer programa deve ser construído horizontalmente”, ressaltou. Assim, as propostas surgem de baixo e não terão peso hierárquico.

Padre Gabriele Cipriani, secretário executivo adjunto do organismo, destacou a importância do caráter ecumênico, a necessidade das atividades chegarem a todas as regiões onde está presente o Conselho, para estimular grupos de jovens e o trabalho em parceria com as pastorais já existentes.

A perspectiva interdisciplinar estará presente nas atividades que serão programadas, conciliando temáticas de gênero, direitos humanos, entre outras. Na comemoração dos 25 anos do CONIC os jovens querem marcar presença e já estabeleceram agenda para o primeiro semestre de 2008.

No sábado, os jovens também participaram do 2º Seminário Ecumênico de Mulheres do Distrito Federal. Cerca de 40 pessoas compartilharam o sentido da missão em uma perspectiva pessoal, eclesial e coletiva.

Integram o CONIC as igrejas Católica Romana, Ortodoxa Siriana, Cristã Reformada, Episcopal Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana e Presbiteriana Unida.

Fonte: ALC