Richard Dawkins, um dos principais palestrantes da Convenção Mundial de Ateus
Richard Dawkins, um dos principais palestrantes da Convenção Mundial de Ateus

A Convenção Mundial de Ateus 2018, que seria a maior reunião de ateus, foi cancelada devido à falta de público interessado.

O evento ocorreria de 9 a 11 de fevereiro em Melbourne, na Austrália, tinha como lema “Razão para a Esperança” e contava entre seus convidados com ateus populares como Richard Dawkins (foto), Ben Goldacre e o autor de “Os versos satânicos”, Salman Rushdie.

Os organizadores da conferência “Reason To Hope” (“Razão para Esperar”), que estava programada para realizar-se em fevereiro do próximo ano, explicaram que a venda de ingressos foi “substancialmente abaixo das expectativas” e este foi o motivo do cancelamento do evento.

Em um artigo publicado no jornal australiano ‘The Sydney Morning Herald’, o reitor da igreja anglicana de St. Mark, em Darling Point, na Austrália, Michael Jensen, disse que “a discussão completa e franca das ideias fundamentais faz parte do que uma cultura saudável. Uma Convenção Ateísta Global deve ser bem-vinda, porque cada vez que as pessoas pensam sobre Deus e sobre o significado da vida é um momento em que consideramos mais profundamente o valor e o propósito da vida humana. Isso nos torna cidadãos melhores”.

O cancelamento da Convenção ocorre apesar do aumento dos ‘sem religião’ na Austrália. O censo de 2016 mostrou que o número de australianos que se declaram “sem religião” aumentou para 29,6%, ultrapassando o número de católicos (22,6%). O número total de cristãos ainda representava um total de 51% da população, mas aqueles que se denominam “sem religião” quase dobraram, sendo que eram apenas 16% 2001.

Enquanto isso, a maior reunião cristã da Austrália – a Conferência Hillsong em Sydney – aumentou o número de inscrições nos últimos três anos. A Igreja Hillsong informou em seu relatório anual de 2016 que a Conferência de 2016 apresentou uma frequência de 31 mil pessoas, comparada a 22 mil em 2014.

O site cristão ‘Eternity News’ entrou em contato com a organização da Convenção Ateísta para comentar a notícia, mas não recebeu uma resposta. No Facebook, os organizadores expressaram sua decepção pelo cancelamento e estão incentivando os ateus a manterem seu interesse em participar de outros da Fundação Ateísta no futuro.