A União de Igrejas Evangélicas Batistas do Chile (Ubach) assinou convênio de colaboração com a Igreja Menonita do Canadá e a Rede Menonita de Missão dos Estados Unidos orientado a reforçar, através de trabalhos concretos, a identidade anabatista.

A página web da Igreja Batista Chilena informa que o convênio pretende estreitar laços de colaboração, manifestados através da formação de um Centro de Recursos Cristãos Anabatistas pela Paz (CERCAPAZ), com o propósito de fortalecer a comum identidade histórica, doutrinal, eclesiológica e missionária.

De um ponto de vista prático, o convênio significará a formação de uma rede de facilitadores em temáticas de paz, liderança e serviço cristão a partir de uma perspectiva anabatista; a realização de encontros de capacitação; a edição e distribuição de material de discipulado para as igrejas; a obtenção de recursos multidisciplinares, tais como uma Biblioteca para a Paz.

No marco da assinatura do convênio foi publicado o livro “Convivência radical, espiritualidade para o século 21”, escrito pelo missionário, professor e teólogo anabatista Juan Driver.

A Ubach afirma que a realidade do continente “demanda uma resposta mais ativa frente aos inumeráveis rostos da violência que convertem em vítimas os mais vulneráveis. Portanto, as nossas igrejas, que vivem o evangelho do Reino de Deus, necessariamente devem constituir-se numa fonte de paz e em promotoras de uma cultura onde a paz habite”.

Fonte: ALC