No fim de semana, foram relatados ataques a igrejas de dois distritos do Estado de Karnataka. Extremistas hindus iniciaram os ataques com base em falsas acusações de que líderes cristãos estariam realizando conversões “forçadas”.

A polícia prendeu mais de 60 pessoas em conexões aos ataques. Doze igrejas foram saqueadas por ativistas supostamente ligados ao grupo radical hindu Bajrang Dal, que afirma que hindus estão sendo convertidos ao cristianismo por meios ilegais.

Desarmonia social

A polícia em Karnataka afirma que as igrejas atacadas no domingo são dos distritos de Udupi e Chikmagalur.

Mais de 60 pessoas foram detidas depois de grupos cristãos, escandalizados com a violência, protestarem e pedirem o fechamento da cidade costeira de Mangalore, a mais afetada pelos ataques.

No mês passado, mais de 2 mil escolas dirigidas por organizações cristãs em Karnataka fecharam as portas por um dia, em protesto contra a violência que assola o Estado de Orissa.

O Estado de Karnataka é dirigido pelo grupo nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP), que tem fortes laços com o Bajrang Dal.

“O BJP é responsável pelos ataques. Ele está criando desarmonia social”, afirmou Mallikarjun Kharge, líder do principal partido de oposição.

Violência em Orissa

Enquanto isso, em Orissa, outras duas pessoas foram assassinadas e 12 foram feridas quando a polícia abriu fogo contra desordeiros no distrito de Kandhamal, no sábado.

O distrito de Kandhamal tem presenciado enorme violência desde 24 de agosto. Desde então, 20 pessoas foram assassinadas e dezenas de igrejas e casas foram incendiadas.

Na noite de sexta-feira passada, seis casas e uma casa de oração foram incendiadas.

O incidente de sábado à noite se deu na vila de Kurtamgarh, onde um grupo revoltoso queimou casas e salas de oração.

Quando forças de segurança tentaram dispersar o grupo, um policial foi ferido. Assim, a polícia foi obrigada a abrir fogo, o que resultou na morte de duas pessoas.

É dito que grupos hindus têm acusado líderes cristãos de subornar pessoas de tribos pobres ou das castas mais baixas para que se convertam ao cristianismo.

Os cristãos afirmar que os hindus pobres querem se converter para escapar do sistema de castas.

Fonte: Portas Abertas