A pastora Doura Arce Valentín foi eleita, na sexta-feira, 2, diretora do Departamento de Programa e Missão (DEPROMI) da Igreja Presbiteriana Reformada em Cuba (IPRC), denominação que trabalha no país desde 1890.

O Sínodo, reunido nesta capital no final de semana, renovou todas as autoridades.

O DEPROMI é um importante setor da IPRC, pois ela define a linha de todos os programas para a missão da Igreja. Fazem parte do mesmo os secretários dos três presbitérios, quatro vogais eleitos pelo Sínodo, a presidenta das Mulheres e o presidente dos Jovens.

O Sínodo anual da IPRC contou com representantes de todas as congregações da metade ocidental do país. A eleição de Arce Valentin é uma continuação na experiência cristã de participação da mulher nos cargos de responsabilidade nas igrejas evangélicas no país.

Arce Valentin é graduada pelo Seminário Evangélico de Teologia (SET), de Matanças, foi líder do Movimento Estudantil Cristão (MEC), moderadora (presidenta) da IPRC e vice-presidenta do Conselho de Igrejas de Cuba (CIC).

Mãe de dois filhos, ela é filha de casal líder ecumênico: o teólogo Sergio Arce e Doura Valentín (oriunda de Porto Rico), cujo irmão, Reinerio, foi presidente do CIC e é o atual reitor do SET. Doura Valentin pastoreia a congregação do bairro de Luyanó, na capital.

O Sínodo também elegeu Francisco Marrero para o cargo de secretário geral, Daniel Esquerdo, como moderador, e Ofelia Miriam Ortega, vice-moderadora.

Fonte: ALC