O núncio apostólico nos Estados Unidos, Dom Pietro Sambi, divulgou o programa da visita de Bento XVI ao país. O anúncio foi feito na reunião, em Baltimore, do Episcopado dos EUA.

A viagem se realizará de 15 a 20 de abril de 2008, e as principais etapas serão em Washington e Nova York, onde visitará a sede da ONU, o “Ground Zero” (as ruínas das Tôrres Gêmeas do World Trade Center, alvo do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001), e a Casa Branca.

No dia 16 de abril, quando estará completando 81 anos, o pontífice será recebido pelo presidente George W. Bush, na Casa Branca. No dia 17 de abril, ele celebrará a santa missa no novo estádio de baseball do “Nationals”, na capital, e, a seguir, se encontrará, na Universidade Católica, com os estudantes e docentes católicos provenientes de todo o país.

No dia 18, o papa vai para Nova York, onde fará um discurso na sede das Nações Unidas. No dia 19, celebrará a santa missa na Catedral de St. Patrick.

No último dia da visita _ dia 20 _ Bento XVI realizará uma visita ao “Ground Zero” e, à tarde, celebrará a Eucaristia no “Yankee Stadium”, antes de regressar a Roma.

O programa oficial da viagem, todavia, ainda não foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Para o presidente da Conferência dos Bispos dos EUA, Dom William Skylstad, bispo de Spokane, o anúncio da viagem do Papa “é um momento de bênção para a nação”. “O Papa Bento XVI não é somente o líder dos católicos, mas um homem que é fonte de inspiração para todos aqueles que trabalham pela paz” _ acrescentou.

Já o núncio, Dom Sambi, disse fazer votos de que esta viagem traga “uma nova primavera, um novo Pentecostes para a Igreja nos Estados Unidos”.

Além das viagens aos Estados Unidos e a Lourdes, França, a serem ainda confirmadas, em julho de 2008, Bento XVI vai participar, em Sydney, Austrália, do XXII Dia Mundial da Juventude.

Fonte: Rádio Vaticano