Concluiu-se neste sábado, na Itália, o encontro da comissão mista entre a Conferência Episcopal Italiana (CEI) e a União Cristã Evangélica Batista da Itália (Ucebi).

“Os trabalhos, que tiveram início em maio do ano passado, realizaram-se num clima de colaboração fraterna”, lê-se numa nota difundida pela comissão.

Tal organismo foi encarregado de escrever um documento pastoral comum sobre o matrimônio entre católicos e batistas, e deverá ser aprovado pelas duas Igrejas.

O texto elaborado em comum acordo e assinado hoje pelos dois co-presidentes da comissão foi considerado um passo importante para o diálogo ecumênico entre a Igreja Católica e a Igreja Batista na Itália, um campo particularmente delicado.

No respeito das posições recíprocas, o documento se propõe a valorizar o comum patrimônio de fé, interpretar objetivamente as divergências, que somente com a graça e a fé em Cristo podem ser superadas, e oferecer indicações para que um matrimônio interconfessional seja realizado com a participação e o reconhecimento das duas comunidades religiosas.

Fonte: Rádio Vaticano