O repasse de dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus para a Rede Record chegou a R$ 430 milhões em 2010.

Os números de 2011 ainda não foram revelados. Mas apesar de várias denúncias que a Igreja sofreu de “lavagem de dinheiro” através dos canais de TV e rádio, nada foi provado na justiça.

[img align=left width=300]http://noticias.gospelprime.com.br/files/2012/01/Rede-Record-e-Igreja-Universal.jpg[/img]O portal “Arca Universal” publicou uma notícia hoje (16) explicando como se dá essa relação comercial da Igreja com a rede de TV. Segundo a Arca, “Essa é uma dúvida constantemente levantada, principalmente pela mídia, e a resposta, muitas vezes, não é apresentada”.

A versão oficial diz que Edir Macedo é sócio majoritário da emissora e líder espiritual da Igreja, mas “tal fato não autoriza a transmissão gratuita dos programas da IURD na emissora, pois são pessoas jurídicas diferentes, com patrimônio distinto, não podendo ter a confusão patrimonial de bens nem de pessoas, pois, se tal mistura existisse, seria considerada ilícita, isto é, contrária à lei”.

A matéria do portal da Igreja Universal destaca que tudo sempre foi feito de maneira lícita, por isso necessário que haja um contrato de locação dos espaços publicitários com a Rede Record, onde são pagos os preços de mercado e tudo é devidamente contabilizado.

É sabido que a IURD é quem produz seus programas e apenas compra o espaço para transmiti-los em diversos canais, incluindo a Record, e isso é perfeitamente legal. Segundo a Arca Universal, “conceder espaço em sua programação, de forma gratuita, para quem quer que seja, geraria prejuízo à Record, o que poderia impactar na administração da empresa”.

Sendo assim, é rechaçada pela emissora qualquer insinuação que possa haver algum tipo de irregularidade na relação entre as duas entidades que tem na pessoa de Edir Macedo seu líder.

Ao final, o portal lembra que tudo que é feito na igreja segue o que Jesus fez e ensinou, isso inclui “respeitar as leis dos homens” e cita Marcos 12.13-17.

[b]Fonte: Gospel Prime[/b]