Maringá perdeu, no último dia de 2009, uma de suas mais representativas lideranças evangélicas. Presidente Emérito da Igreja Assembleia de Deus na cidade, a qual liderou por mais de duas décadas, o pastor João Barbosa de Macedo morreu, aos 89 anos, às 14h40 de quinta-feira (31)

O corpo foi velado no templo da sede em Maringá e sepultado, segundo nota publicada no site da Assembleia de Deus, em Ortigueira (PR), às 11 horas desta sexta-feira (1º).

De acordo com o blog do evangelista Luciano Brito, pastor Macedo nasceu em Tibagi (PR) em 5 de agosto de 1920, porém, cresceu em Ortigueira. Em 1946, casou-se com Agripina Lisboa de Macedo, com quem teve 16 filhos. Decidiu-se pela vida e conduta cristã em 1938, aos 18 anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, na década de 40, apresentou-se para o serviço militar obrigatório e permaneceu no Exército até 1936. Durante boa parte da carreira militar, foi sargento da cavalaria, destacando-se como instrutor do centro de preparação de oficiais (CPOR). Entre seus ex-alunos, o mais ilustre é o governador do Paraná, Roberto Requião, com quem manteve relacionamento de amizade até os dias atuais.

Depois de 25 anos nas Forças Armadas, aposentou-se com a patente de primeiro-tenente. Durante todo esse período, pregou a palavra de Deus, sendo considerado um dos pioneiros do movimento pentecostal no Paraná. Em 1959, já como ministro do evangelho, foi transferido para Curitiba, onde assumiu uma das diretorias do Abrigo Esperança, uma casa de saúde que dava hospedagem, atendimentos médicos prévios e encaminhamento de pessoas carentes que vinham do interior que se dirigiam à capital buscando tratamento de saúde.

Em maio de 1977, assumiu a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Maringá. Em 24 de abril de 2005, a Assembleia de Deus comemorou os 28 anos de seu pastorado, rendendo ações de graças, ocasião em que os assembleianos honraram o pastor com o título de presidente emérito. No mesmo dia, passou a presidência da igreja ao pastor Robson José Brito.

Fonte: O Diário de Maringá