Um levantamento realizado entre 1991 e 2008 apontou a proporção de ateus e religiosos pelo mundo, e como resultado, chegou-se à conclusão de que quanto mais rico é o país, maior o número de ateus.

A exceção do estudo feito com base nos dados da pesquisa realizada pela Universidade de Chicago foi os Estados Unidos. O país é o quarto colocado na lista de nações com maior Índice de Desenvolvimento Humano, e possui alto número de pessoas que acreditam em Deus: 60%.

Em média, a percentagem de pessoas que tem fé em Deus nos países desenvolvidos é de 28%, enquanto que a média das pessoas que acreditam em Deus e que vivem em países com menor índice de desenvolvimento é de 53%.

Em relação a ateus, a média é proporcionalmente oposta. Nos países mais ricos, o número de ateus é de 15% em média, contra 7% nos países menos desenvolvidos.

De acordo com informações do site HypeScience, o levantamento não incluiu dados relativos ao Brasil, pois a Universidade de Chicago escolheu 30 países de acordo com critérios pré-estabelecidos e não revelou esses critérios em seu relatório.

[b]Fonte: Gospel+[/b]