O Papa Bento XVI anunciou que sua próxima publicação será uma exortação na qual analisará questões que surgiram em um sínodo de bispos que tratou da eucaristia.

O líder da Igreja Católica comunicou sua intenção pessoalmente aos membros do Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, que participaram de uma audiência com ele.

O sínodo geral dos bispos foi realizado entre 2 e 23 de outubro de 2005 e teve como tema “Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja”.

No documento, o Papa dará indicações para algumas das perguntas e dúvidas que surgiram no último sínodo sobre a celebração da eucaristia.

Entre elas, a exortação poderá dar respostas para a situação de pessoas divorciadas que voltam a casar e que atualmente não podem receber a comunhão, assim como as indicações para promover a adoração eucarística, que tinha caído em certo desuso nos últimos anos.

Segundo Bento XVI, esta exortação “dedicada ao mistério eucarístico” ajudará a Igreja “a preparar e realizar o Congresso Eucarístico”, que acontecerá em junho de 2008 no Québec (Canadá).

Para o Papa, “os Congressos Eucarísticos são um manancial de renovação espiritual e uma boa oportunidade para tornar conhecida a Santíssima Eucaristia, que é o tesouro mais precioso deixado por Jesus”.

Além disso, ele afirmou que estes congressos servem para a Igreja “divulgar o amor de Cristo em todos os âmbitos da sociedade”.

Fonte: EFE