Pastor Lazrus Rasaily, no Nepal
Pastor Lazrus Rasaily, no Nepal

recente proibição do evangelismo no Nepal tem gerado preocupações em todo o mundo sobre o respeito aos direitos humanos no país, porém segundo um pastor e missionário local, a aprovação desta nova legislação vem oficializar um contexto que já existia na prática e por consequência, traz temor aos cristãos nepaleses.

Em entrevista exclusiva para o Portal Guiame, o pastor Lazrus Rasaily explicou a perseguição religiosa não é algo novo para ele e outros cristãos do Nepal. Porém este contexto de intolerância tem se tornado mais perigoso a cada dia.

“Estamos passando muito por isso nos últimos anos. Mas realmente, está piorando a cada dia”, disse o missionário.

Segundo a nove legislação, levar uma pessoa a mudar de religião configura o crime de “ferir o sentimento religioso”, o que pode levar a uma condenação de até dois anos de prisão e uma multa de cerca de 2.000 rupias (US$ 19 dólares). Apesar da multa parecer relativamente “baixa” para os países ocidentais, é uma quantia realmente valiosa no Nepal.

Pastor Lazrus contou que a nova legislação tornou os pastores locais os principais alvos das autoridades do governo, que pode ordenar as prisões destes líderes cristãos, até mesmo pelo simples fato de pregar o Evangelho em suas igrejas.

“As igrejas estão com problemas. Cristãos e especialmente pastores se tornaram alvos do governo. Temos que ter muito cuidado com o que falamos nos púlpitos. Precisamos de suas orações”, afirmou o pastor.

O missionário confessou que o futuro das igrejas e ministérios cristãos no país está cada vez mais incerto, porém isso não o deixar desanimado.

“Ninguém sabe como esta situação pode ficar em um futuro próximo. O governo está mudando e não sabemos se isto será melhor ou pior”, contou. “Mas o ministério, a pregação do Evangelho deve continuar a qualquer custo”.

Lazrus citou as tentativas dos impérios romanos que tentaram destruir o cristianismo no passado e afirmou que o poder do Evangelho continua o mesmo.

“Os romanos também tentaram parar o avanço do Reino Deus e falharam. Ninguém pode detê-Lo. É por isso que temos que estar preparados para correr qualquer risco em nome de Cristo”, destacou.

Lazrus Rasaily desenvolve o Ministério Evangelístico “Levites Ministries Nepal”, ajudando crianças em situação de risco e órfãs a terem um futuro melhor.

Para saber como ajudá-lo, entre em contato pelo email: lazrusraj@yahoo.com .

Fonte: Guia-me