Uma autoridade polonesa revelou nesta segunda-feira que pediu a psicólogos que avaliem se um popular programa infantil de TV estimula comportamentos associados a homossexuais.

O pedido, relativo ao programa Teletubbies, foi feito por Ewa Sowinska, autoridade responsável pela defesa dos direitos das crianças na Polônia.

Segundo ela, pelo menos um dos personagens do programa, Tinky Winky, mostrou um comportamento suspeito.

“Eu percebi que ele carregava uma bolsa de mulher”, disse ela em uma entrevista a uma revista. “No início, não percebi que ele era um menino.”

Críticas

O programa Teletubbies, produzido pela BBC para crianças em idade pré-escolar, mostra histórias que reúnem personagens fantasiados, aparentemente alienígenas, que vivem em um mundo de colinas verdejantes.

Cada um dos “teletubbies” têm uma cor e características próprias. Tinky Winky é roxo e tem uma espécie de antena triangular na cabeça.

Sowinska disse que espera que os psicólogos avaliem se o programa deve ou não transmitido na TV pública do país. Depois, o departamento que ela dirige pode recomendar que Teletubbies seja tirado do ar.

Mas ela esclareceu que não acredita que o programa, transmitido em vários países, é uma ameaça às crianças polonesas.

O governo polonês já foi alvo de criticas da União Européia devido à sua posição no tocante aos direitos dos homossexuais.

Recentemente, o Ministério da Educação do país anunciou planos para afastar professores que promovam a homossexualidade em suas aulas.

Fonte: BBC Brasil