Praia, amigos, champanhe e fogos de artifício. Essa parece a combinação perfeita para a passagem do Ano Novo e é a opção mais comum entre os brasileiros. No entanto, muitos capixabas vão contra a maioria e escolhem uma programação bem diferente para esperar a chegada de 2008: celebrações e retiros religiosos.

Na Igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, no templo da Reta da Penha já é prática uma celebração de passagem de ano. Em 2006, enquanto a igreja ainda estava na antiga sede, na mesma avenida, a procura dos fiéis era tanta que a organização colocava telões e cadeiras extras do lado de fora do prédio. A expectativa é de que a nova sede, que comporta até 4 mil pessoas, fique lotada este ano.

“Nossa maior celebração de passagem de ano é a Santa Ceia. Uma reunião com vigília, mensagens de fé e cura. É uma celebração especial, fazemos peça teatral com versículos bíblicos e coreografias de músicas”, disse o pastor Elques Oliveira.

Para os católicos que preferem passar o Ano Novo em oração, o destino mais comum é a Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP. Uma excursão com 43 pessoas sairá da Paróquia São Pedro, na Praia do Suá, no próximo dia 28. O grupo irá a São Paulo participar das pregações, shows e noite carismática de reveillón da comunidade católica sob a liderança do padre Jonas Abib.

“O religioso verdadeiro sabe o que é conveniente ou não ao cristão. A gente prefere entrar no Ano Novo na presença do Senhor para que tudo flua na vontade de Deus no próximo ano”, frisou uma das organizadoras da Caravana Ressurreição, Simone Rezende.

Todavia, se engana quem pensa que os religiosos não chegarão a 2008 curtindo música. Na Canção Nova, os fiéis assistirão ao espetáculo musical “Os olhos do menino”, que conta a história de padre Jonas, logo após a Missa do Galo.

Em Vitória, a Primeira Igreja Batista, na Avenida Beira Mar, traz mais uma vez o espetáculo “A Árvore que Canta”, que se apresentará de 25 a 30 de dezembro. Na Igreja Batista da Praia do Canto, haverá uma celebração de agradecimento pelo ano de 2007 e intercessão e preparo para o novo ano.

Fonte: Gazeta Online