Uma universidade vai disponibilizar na internet centenas de documentos sobre arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz.

Os internautas poderão ter acesso a uma fonte de pesquisa digital sobre a história do líder e sua luta pela democracia, informou a universidade King’s College London, reponsável pelo projeto.

Especialistas da King’s College, da University of the Witwatersrand, em Johanesburgo, e da University of the Western Cape, na Cidade do Cabo, vão digitalizar mais de 200 mil páginas de documentos e mais de mil horas de áudio. Centenas de horas de vídeos, assim como imagens de filmes, fotos e cartas pessoais também serão incluídas no arquivo.

O centro informou que as escolas na África do Sul terão acesso gratuito ao material. Tutu estudou na King’s College na década de 60 e em 2004 voltou ao centro como professor.

O Desmond Tutu Digital Archive, como será chamado o acervo, será lançado na Cidade do Cabo no dia 25 de setembro.

“Estou honrado de ser o centro de uma iniciativa como essa, se isso ajudar a espalhar a compreensão e até o amor pelo mundo, com certeza será algo positivo”, afirmou o arcebispo, que completa 75 anos no dia 7 de outubro.

Fonte: Folha Online