De acordo com John Hayab, presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN), 120 estudantes sequestrados da Bethel Baptist High School, no estado de Kaduna, foram libertados até agora. Um estudante ainda está sob o poder do grupo criminoso. O sequestro dos estudantes seguiu uma série de ataques e sequestros orquestrados por bandidos no Norte da Nigéria.
No dia 5 de julho de 2021, homens armados levaram 121 alunos da escola. Desde então, os estudantes só foram soltos em grupos depois que os bandidos exigiram grandes resgates para a libertação. “O número de alunos liberados inclui um aluno, que foi libertado em 28 de dezembro de 2021 e outro que foi libertado em 1º de janeiro”, disse Hayab. “Com a libertação desses dois alunos, um total de 120 alunos recuperaram sua liberdade, apenas um aluno ainda está com os bandidos”, conta John Hayab.
A Convenção Batista da Nigéria compartilhou que gastou 250 milhões para garantir a libertação dos alunos sequestrados do Bethel Baptist College no ano passado. As escolas são alvos fáceis para os bandidos, mas, desde o aumento dos sequestros escolares, muitos pais optaram por não mandar os filhos para a escola.
Os pais simplesmente não podem pagar para enviar seus filhos para a escola e arriscar que eles sejam sequestrados. Isso levou ao fechamento de várias escolas de internato em todos os estados do Noroeste e Centro-norte da Nigéria.
Observando os ataques recentes, nota-se que os bandidos recorreram a aterrorizar aldeias e comunidades inteiras, não apenas escolas. Em alguns casos, os bandidos exigem impostos para proteger as comunidades contra novos ataques.
Na região norte da Nigéria, os cristãos vivem sob a constante ameaça de ataques de grupos extremistas como Boko Haram, Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP, sigla em inglês) e extremistas fulanis. Embora todos os cidadãos estejam sujeitos a ameaças e violência, os cristãos são visados por causa da fé em Jesus.
Fonte: Portas Abertas