Um grupo de anglicanos conservadores, na Austrália, votou para entrar em comunhão com a Igreja Católica, aceitando a proposta do Papa de criar um Ordinariato Pessoal.

A delegação Australiana da Forward in Faith, um grupo que reúne anglicanos de tendência conservadora, tomou a decisão de pedir para entrar em comunhão com a Igreja Católica.

A decisão surge poucos meses depois da Igreja ter publicado a constituição apostólica Anglicanorum Coetibus, que prevê a criação de ordinariatos pessoais para ex-anglicanos, onde estes possam manter aspectos do seu patrimônio litúrgico e espiritual.

A Forward in Faith conta com relativamente poucos membros, mas espera-se que o seu exemplo seja seguido por uma parte significativa dos membros da delegação britânica.

A próxima segunda-feira, dia da Cátedra de São Pedro, foi designada pela Forward in Faith do Reino Unido como dia de oração e discernimento com vista a uma tomada de posição.

Entretanto Paul Richardson, que até ao ano passado era Bispo anglicano de Newcastle, anunciou publicamente que se tornou católico no passado mês de Janeiro.

Richardson, que havia renunciado à sua posição hierárquica o ano passado, afirmou que não faz tensões de aderir a um futuro ordinariato, e que ainda não decidiu se vai pedir para ser ordenado padre católico, mas que por enquanto está perfeitamente feliz como um católico comum.

Fonte: Renascença – Portugal

Comentários