As autoridades sauditas terminaram neste domingo os preparativos para o sacrifício de centenas de milhares de animais, um ritual que os quase três milhões de peregrinos muçulmanos reunidos desde sábado em Meca cumprirão nesta segunda-feira.
Um diretor dos matadouros das cidades sauditas de Meca e Medina citado pela agência de notícias saudita “SPA” afirmou que sua administração se encarrega da manutenção e da limpeza de oito açougues, capazes de sacrificar mais de 1,5 milhão de animais em um dia.
No Vale de Mina, onde a peregrinação teve início ontem com um dia de recolhimento e meditação, os fiéis darão início amanhã à festividade de Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), e, assim como milhões de muçulmanos no mundo todo, sacrificarão animais para lembrar, segundo a tradição islâmica, o sacrifício feito por Abraão.
Segundo o diretor, os matadouros estão espalhados por diferentes pontos do país, para que todos os fiéis possam cumprir o ritual de sacrifício dos animais.
Dos oito matadouros, quatro estão equipados para matar 100 mil animais para o rito, entre cordeiros, vacas ou camelos. Há ainda outros dois açougues que podem receber 200 mil animais.
Para camelos e vacas, há um matadouro especial com capacidade para o sacrifício de 70 mil animais.
Os encarregados do cumprimento do ritual do sacrifico comandam ainda o processo de limpeza feito após o abate.
Fonte: EFE