O arcebispo de Dublin, Marmuid Martin, afirmou hoje, depois de se reunir com o papa Bento XVI, que os escândalos de pedofilia envolvendo padres irlandeses constituem um “forte abalo” para a Igreja Católica no país.

“Penso que iremos em direção a uma significativa reorganização da Igreja na Irlanda”, analisou Martin, explicando também que o Pontífice enviará uma carta pastoral aos católicos irlandeses. O documento deverá ser publicado nas próximas semanas.Bento XVI recebeu hoje uma comissão da Conferência Episcopal Irlandesa, que lhe entregou um relatório sobre casos de abuso sexual contra menores de idade cometidos por sacerdotes do país europeu.

O Papa se disse “chocado e angustiado” com as informações contidas no documento. Durante a reunião, ele “escutou as preocupações” dos religiosos e da Cúria Romana e debateu com eles o que foi classificado de “eventos traumáticos”.

De acordo com um comunicado do Vaticano, Bento XVI compartilha “o senso de ultraje, traição e vergonha” que muitos fiéis irlandeses também sentiram quando o escândalo veio à tona.Os casos de abuso foram divulgados em um “Informe da Comissão Murphy”, elaborado pela juíza Yvonne Murphy.

O relatório reúne provas de um esquema para que o clero irlandês e autoridades da polícia encobrissem casos de abusos de menores durante mais de 40 anos, e investiga 320 acusações envolvendo 46 sacerdotes.

Fonte: Ansa

Comentários