“Hoje é um marco para a comunidade cristã evangélica na Argentina, com a aprovação pelo honrado Senado da nação da lei que institui o Dia Nacional das Igrejas Evangélicas e Protestantes”, disse a ACIERA (Aliança Cristã de Igrejas Evangélicas da República da Argentina).
Durante a sessão ordinária liderada pela vice-presidente Victoria Villarruel, os 67 senadores presentes apoiaram unanimemente a iniciativa, juntamente com outras propostas do Comitê de Relações Exteriores e Culto.
O projeto, que já havia sido admitido para tramitação no Parlamento sob o arquivo 32/23, é o resultado de um consenso entre várias propostas apresentadas por quatro deputados nacionais, representantes de diferentes forças políticas e expressões de fé.
Importância histórica do dia 31 de outubro
Alguns dias antes, o presidente da ACIERA, Christian Hooft, havia explicado aos senadores os motivos dessa iniciativa.
Hooft enfatizou “a importância histórica do dia 31 de outubro, data em que, em 1517, o monge alemão Martinho Lutero pregou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante, que teve um profundo impacto no mundo ocidental, transformando a prática e a compreensão da religião”.
“As ideias de Lutero e de outros reformadores, como João Calvino e Ulrich Zwingli, espalharam-se rapidamente pela Europa, dando origem a intensos conflitos religiosos, mas também enfatizando a liberdade de consciência e a interpretação pessoal da Bíblia”, acrescentou.
Para Hooft, “declarar o dia 31 de outubro como o ‘Dia Nacional das Igrejas Evangélicas e Protestantes’ é reconhecer a importância dessa tradição religiosa na história e na sociedade argentina. É um gesto de respeito e apoio ao diálogo inter-religioso, promovendo a diversidade e a pluralidade na nação”.
Além disso, acrescentou, é uma “oportunidade para refletir sobre os desafios e oportunidades que essas igrejas enfrentam hoje, bem como para reconhecer a importância de seu trabalho na promoção de valores como a igualdade e a liberdade de pensamento na sociedade”.
15,3% dos argentinos se identificam como evangélicos
Hooft explicou que, atualmente, a fé cristã evangélica tem cerca de 700 milhões de seguidores em todo o mundo. Na Argentina, “de acordo com dados de 2019, 15,3% da população se identifica como evangélica, com mais de 25.000 igrejas em todo o país”.
Essas comunidades de fé “desempenham um papel fundamental na vida espiritual e social da nação, promovendo valores como solidariedade, amor ao próximo, justiça, vida, liberdade e paz”, disse o presidente da ACIERA.
Folha Gospel com informações de Evangelical Focus