Dra. Giseli Lima, escritora e terapeuta de casais. Foto: Divulgação.
Dra. Giseli Lima, escritora e terapeuta de casais. Foto: Divulgação.

Com mais de 15 anos como terapeuta de casais e 36 anos de casada, a Dra. Gisele Lima, que é escritora e terapeuta, compartilha seis atitudes para manter um relacionamento conjugal forte, saudável e duradouro no livro “Casamento de Sucesso”, pela Hagnos. 

Ao site cristão Comunhão, Gisele contou sobre o processo de escrita do livro e disse que o leitor não encontrará soluções fáceis. “Ele não é um livro apenas para leitura, mas é um manual prático para renovar, restaurar, reestruturar ou mesmo curar o casamento”, conta. 

Ela diz que sua obra é destinada para àqueles que querem “conhecer mais sobre como construir um casamento feliz e duradouro”.

Ela falou dos problemas que atingem casamentos no Brasil, como o divórcio, e a contribuição da fé e da igreja na manutenção do casamento, além de dicas para viver um matrimônio de sucesso. 

Compre na Amazon clicando aqui

Comunhão – Qual o principal fator que contribui para o alto índice de divórcios no Brasil?
Gisele Lima – Atendo casais de forma profissional e ministerial, na sua maioria, pessoas que dizem ter uma convicção cristã e tenho percebido um processo gradativo de mudança na visão sobre casamento e sobre o divórcio. Parece que os conceitos distorcidos, que são disseminados nas mídias, tem influenciado. Com isso, as pessoas se casam com a porta do divórcio aberta, com uma visão de casamento no modo contratual e em um compromisso frágil. Com as crises, que fazem parte da vida, acabam considerando o divórcio como a melhor opção. O projeto de Deus é o caminho certo para o sucesso, se for seguido à risca! O segredo está na execução do projeto, que se mau executado, leva ao fracasso. Na falta de clareza sobre o projeto, muitos tem deixado de acreditar que é possível permanecer casados, satisfeitos, felizes e apaixonados. Você não tem como alcançar o que não acredita, pois não terá isso como alvo e por isso, não agirá para alcançar.

Se o casal precisar focar em um pilar para a manutenção do casamento, por qual deveria começar? 
Apresento seis atitudes que precisam ser assumidas, diariamente, de forma intencional, para conquistar um casamento de sucesso. Essas atitudes são pilares que sustentarão o casamento até que a morte os separe. Atitudes diárias que manterão o nosso jardim verde e florido para que tenhamos sempre prazer de estar nele. Mas, considero a primeira, decisiva, trata-se do relacionamento com Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). Trazer Deus para dentro de sua vida, fazendo Dele o alicerce inabalável. Ser imitador de Cristo, é dar e servir primeiro, é ter disposição para perdoar diariamente com os frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Isso, vai manter o casamento forte até que a morte os separe.

Como o livro “Casamento de Sucesso” se diferencia de outras abordagens sobre relacionamento conjugal?
A forma interativa e didática com aplicações práticas dos conteúdos ao final de cada capítulo e QR codes que levam para vídeos meus com conteúdos complementares, é um grande diferencial. Com uma base Bíblica sólida, juntamente com fundamentos da psicologia comportamental, com o foco principal na prevenção e manutenção, o livro é uma ferramenta poderosa que vem somar às outras existentes. Ele, sem dúvida, é o manual prático que todo ministério de família precisa ter! Pode ser aplicado de forma individual, no aconselhamento de um casal, pequenos grupos de casais e inclusive para noivos.

Compre na Amazon clicando aqui

De que maneira acredita que a igreja possa colaborar para a manutenção e fortalecimento da instituição casamento no Brasil e no mundo?
Existe uma urgência em um posicionamento da igreja frente as estatísticas cada vez mais estarrecedoras sobre divórcio no meio cristão. Tenho tido a graça e privilégio de, junto com meu esposo Neymar, conhecer muitas igrejas, em que os ministérios de casais estão com uma demanda “decrescente”, pois a demanda real é crescente e por isso, o cenário não faz sentido. Talvez, seja o reflexo de ministérios de casais, voltados para eventos esporádicos e foco principal na cura, quando os casamentos estão a beira do divórcio, devido a um processo de anos, que não tem como ser resolvido em um encontro de três dias.

Liste o que pode ser feito para reverter estas estatísticas?
– Estruturar ministérios de família focados na prevenção e manutenção. 
– Programas para casais na igreja são para todos, não apenas aos que estão em crise.
– Realizar programas regulares, classes, grupos, para um casamento saudável.
– Priorizar o investimento em casais, pois o casamento refletirá em tudo. 

Dicas práticas para viver um casamento de sucesso? 
– Ter um relacionamento genuíno com Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). 
– Decidir agir e persistir agindo, sem esperar ou depender do outro. 
– Desejar, acreditar que é possível permanecer casados e satisfeitos. 
– Ser um cônjuge saudável. 
– Manter o cônjuge sempre no topo da lista de prioridades. 
– Estar pronto a ouvir, servir e cuidar. 
– Compreender as diferenças. 
– Investir na vida sexual. 

Compre na Amazon clicando aqui

Fonte: Comunhão

Comentários