As igrejas de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, tiveram autorização para realizar cultos presenciais nos templos do município após a publicação do decreto 29.400, nesta segunda-feira, 13.
As igrejas deverão seguir os mesmos critérios do decreto estadual 4.599-R, que responsabiliza as lideranças religiosas pelas ações evitando concentração e exposição de fieis ao risco.
O decreto da prefeitura também prorrogou a suspensão das atividades econômicas do município até o próximo domingo.
Em Cachoeiro, os templos estavam proibidos de realizar cultos e outras atividades presenciais. Podiam apenas transmitir as celebrações pela internet, desde que a quantidade de pessoas envolvidas no trabalho dentro dos templos não ultrapassasse a 5% da capacidade.
Apesar da autorização, alguns pastores estão optando por não retomar por enquanto os cultos presenciais. O pastor da Primeira Igreja Batista (PIB), Zildo Nascimento, disse que existe preocupação, principalmente por ter muitos idosos e crianças.
“Hoje estamos com muitas ações online, com cultos, escolas bíblicas e lives. Também telefonamos todos os dias para os membros, para encorajar, orientar e orar”, destacou. Os atendimentos para aconselhamento são feitos por telefone e também presencial, mas com cuidados.
O pastor da Igreja Jesus é o Senhor, Francisco Bravo, também informou que irá aguardar um pouco mais.
“É pela segurança dos nossos membros. Por maior o nosso cuidado é quase impossível evitar o contato entre as pessoas. Como evitar que uma criança abrace a outra. Vamos continuar com os cultos presenciais. Temos que orar, mas também vigiar”, justificou.
Fonte: Tribuna Online