O papa Bento 16 recebeu nesta segunda-feira o presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, com quem abordou o processo de reconciliação que acontece no país asiático, segundo uma nota de imprensa do Vaticano.
Durante a reunião, Bento 16 e Ramos Horta “debateram a situação política e social do país e, em detalhe, o processo de reconciliação nacional, bem como o apoio da comunidade internacional à consolidação das instituições democráticas”.
O pontífice e o presidente timorense também evocaram as “cordiais relações” que mantém ambos os Estados e a cooperação existente entre a Igreja Católica e o país asiático em matéria de “educação, saúde e luta contra a pobreza”.
O chefe de Estado do Timor Leste chegou ao Vaticano acompanhado por uma comitiva de nove pessoas, incluindo o ex-ministro da Defesa Roque Rodrigues.
Ramos Horta ofereceu ao Papa um tecido com decorações douradas confeccionado por artesãos timorenses. Bento 16 presenteou o governante com as medalhas do seu pontificado.
Assim como outros mandatários que visitaram o Vaticano, Ramos Horta se reuniu depois com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, que estava acompanhado pelo secretário para as Relações dos Estados, Dominique Mamberti.
Fonte: Lusa