“Tom Cruise: An Unauthorized Biography” (Tom Cruise: Uma Biografia Não-Autorizada, em tradução livre), livro escrito por Andrew Morton, chegou à lista dos dez mais vendidos nos Estados Unidos apenas uma semana depois de ter sido lançado, segundo as empresas especializadas Amazon e Borders.
O livro, posto à venda na semana passada ao preço de US$ 14,27, sustenta que o ator de 45 anos é o segundo membro da Igreja da Cientologia com mais poder dentro da organização.
Na obra, Morton afirma que alguns integrantes dessa seita acham que Suri, a filha de Cruise com Katie Holmes, foi concebida usando esperma congelado procedente do fundador da Cientologia e escritor de ficção científica L. Ron Hubbard.
Diante da publicação da biografia não-autorizada de Cruise, a Igreja da Cientologia emitiu um comunicado de 15 páginas no qual descreve o livro como um “ataque intolerante e difamatório, repleto de mentiras”.
Além disso, a nota explica que o ator é simplesmente um “membro mais sem posição oficial ou extra-oficial na hierarquia da igreja”.
Morton, 54 anos, é também autor de livros sobre a princesa Diana, o casal David e Victoria Beckham, a cantora Madonna e Monica Lewinsky.
Em entrevista recente, o escritor afirmou que tomou coragem para escrever sobre Cruise quando viu o ator saltando sobre um sofá no programa da apresentadora americana Oprah Winfrey, em 2005.
“Dei-me conta de que (ele) havia tirado a máscara”, comentou Morton.
“Era o mesmo homem que durante anos tinha ficado no controle de tudo, e acho que esta é uma janela para aprofundar a história deste homem que surgiu do nada e se tornou um dos personagens mais dominantes da indústria do cinema”, assegurou.
Cruise evitou conceder uma entrevista a Morton por ocasião da produção do livro.
“Vejo Cruise como um homem muito vinculado a sua fé na Cientologia, uma pessoa que ultrapassou seu papel como estrela de cinema para se transformar em uma das principais forças de Hollywood e alguém capaz de percorrer os corredores do poder e de conhecer presidentes e primeiros-ministros”, concluiu Morton.
Fonte: Terra