O bispo católico de Augsburgo, na Alemanha, Dom Walter Mixa, fez um duro ataque nesta sexta-feira ao mundo muçulmano, no qual afirmou que os muçulmanos não podem construir grandes mesquitas na Alemanha, visto que nos países muçulmanos não é dada suficiente liberdade aos cristãos.

A declaração foi feita em referência à polêmica do projeto de construção em Colônia, oeste do país, de uma nova grande mesquita.

O bispo disse que os países de cultura cristã têm o direito de estabelecer um comportamento de reciprocidade com os países muçulmanos com relação à liberdade religiosa.

“Nos países e nas culturas de maioria muçulmana, os cristãos hoje não têm quase direito de existir”, disse o bispo alemão. “Se tal situação não mudar, a Alemanha terá o direito de dizer aos muçulmanos que não é o caso de construir grandes mesquitas, de aspecto ostensivo, com altos minaretes, pois, para os muçulmanos em um país de tradição e cultura cristã deve bastar locais modestos de pregação”.

A maior organização islâmica da Alemanha, a Ditib, controlada pela Turquia, pretende construir em Colônia _ uma das cidades símbolo do catolicismo no país _ uma nova grande mesquita dotada de dois minaretes com 155 metros de altura cada, uma cúpula com 34 metros de altura e capacidade para receber duas mil pessoas. Somente em Colônia, há cerca de 120 mil imigrantes muçulmanos.

Fonte:Rádio Vaticano

Comentários