Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou a criação do Dia Nacional do Cristão, a ser comemorado todos os anos no primeiro domingo do mês de junho.

O projeto (PL 2832/21) foi apresentado por quatro deputados e tem como justificativa dado do IBGE que aponta que quase 90% da população se define como cristã.

Outra justificativa usada pelos deputados é que a própria lei que trata de datas comemorativas (Lei nº 12.345, de 2010) estabelece como critério para isso a importância do dia para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos.

De acordo com o deputado Eli Borges (PL-TO), um dos autores do projeto, a maioria cristã do Brasil justifica a instituição da data.

“Percebe-se que os evangélicos no Brasil são quase 60 milhões. E os católicos também é por aí, ou mais. Então são quase 150 milhões de pessoas que trabalham com esta temática. O Dia do Cristão é uma data extremamente importante para debater este assunto, que representa a imensa maioria dos brasileiros.”

O projeto foi aprovado com parecer favorável do relator, deputado Jefferson Campos (PL-SP), e a escolha do mês de junho para comemorar a data tem como explicação a história do cristianismo.

Junho foi o mês em que ocorreram importantes concílios da Igreja Católica antes da reforma Protestante: os concílios de Éfeso, Nicéia e Constantinopla, entre os anos 325 e 553, quando foram definidas as bases de dogmas da religião relativos a Jesus Cristo e o Espírito Santo.

O projeto foi aprovado de maneira simbólica, com orientação favorável de todos os partidos, independentemente de serem aliados do governo ou da oposição. Para a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a data será importante se ajudar a promover a paz.

“Eu sou cristã, e daquelas que acredita que ser cristão é você estar todos os dias se esforçando para ser um ser humano melhor, inclusive na relação com as pessoas, para que o mundo seja melhor, para que o mundo tenha paz. Não consigo ver o sentimento de um verdadeiro cristão combinar com agressões, com desavenças, com armamento, para destruir parcelas da sociedade.”

O projeto que institui o Dia Nacional do Cristão seguiu para análise do Senado.

Fonte: Rádio Câmara

Comentários