Recentemente, um estudo revelou que cantar o hino “Amazing Grace” (“Maravilhosa Graça” em português) pode reverter os efeitos de doenças cardíacas. A pesquisa envolveu 65 participantes, entre homens e mulheres, na faixa etária dos 60 anos.
Assim, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin investigaram como a interpretação de quatro músicas diferentes afeta a saúde dos vasos sanguíneos em idosos com problemas cardíacos. Com a orientação de um professor de canto, os voluntários cantaram “Amazing Grace”, “Hey Jude” dos Beatles, “Jolene” de Dolly Parton e a música folk “This Land Is Your Land”.
Entre as canções analisadas, “Amazing Grace” — composta por John Newton em 1772 — foi a que provocou a maior melhora na função endotelial, um indicador da saúde dos vasos sanguíneos ao redor do coração. O estudo, publicado na revista médica online medRxiv, revelou que 22% dos participantes apresentaram uma melhora no fluxo sanguíneo após cantar esse louvor.
Em contraste, “Hey Jude” e “Jolene” tiveram efeitos menos significativos; Já “This Land Is Your Land” mostrou pouca diferença.
Os pesquisadores atribuíram os efeitos positivos de “Amazing Grace” ao esforço físico e emocional envolvidos na interpretação deste hino amplamente apreciado nos Estados Unidos. Segundo eles, “As demandas fisiológicas do canto são comparáveis a caminhar em um ritmo moderadamente rápido, e descobrimos que ‘Amazing Grace’ teve o maior impacto positivo”.
Fonte: Comunhão