O que deveria ser um momento alegre da união entre Nhia* e Hang* se tornou um desastre. Tudo aconteceu após o casal de cristãos recém-convertidos que vivem no Noroeste do Vietnã irem contra suas antigas crenças. Durante a cerimônia do casamento, que ocorreu em janeiro, a família do casal e outros parentes os forçaram a fazer ofertas e adorar ancestrais como parte da tradição local.
Porém, quando o casal se recusou a fazê-lo, já que entenderam que seria uma desobediência e desonra a Deus, a família de Nhia se irou e o agrediu severamente nas costas. Além disso, ele e a esposa foram expulsos da vila, levando consigo apenas algumas roupas alguns dias após a agressão. “Mesmo nos expulsando e agredindo, não vou abrir mão da minha fé. Não voltaremos a nossas antigas crenças”, disse Nhia.
Isaac*, um parceiro local da Portas Abertas compartilhou: “O local onde Nhia morava é um foco de perseguição. Lá, novos convertidos são sempre forçados a renunciar à fé. Além disso, são ameaçados pelos moradores com ataques físicos e verbais”, explica.
Atualmente, Nhia e a esposa estão ficando em uma igreja local, que também está cuidando das necessidades diárias e espirituais do casal. Isaac compartilhou ainda que os membros da igreja planejam construir uma casa pequena para Nhia e Hang, onde possam começar sua família de maneira confortável.
*Nomes alterados por segurança.
Fonte: Portas Abertas