Bandeira da Tunísia (Foto: Canva Pro)
Bandeira da Tunísia (Foto: Canva Pro)

A Tunísia é o menor país do Norte da África e fica entre a Argélia e a Líbia. É uma bela nação onde aproximadamente 22 mil cristãos vivem. Apesar das qualidades do país, os seguidores de Jesus são alvos de perseguição frequente e a Tunísia ocupa a 33ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2024.

Muitos irmãos e irmãs em Cristo foram agredidos, privados de recursos financeiros ou expulsos de casa pela família por deixarem o islã para seguir a Jesus no país. A sociedade como um todo tem baixa tolerância religiosa, especialmente nos ambientes de trabalho, de modo que nesses espaços os cristãos são vítimas de maus-tratos e, em alguns casos, são demitidos quando a fé é descoberta.

“Há um preço para seguir a Jesus”, confirma Maha* e Abdo*, um casal jovem, com aproximadamente 30 anos cada. Eles participam de encontros de oração e estudos bíblicos com outros cristãos secretos na Tunísia. São poucas as oportunidades para eles falarem abertamente da fé em Jesus, mas não demora muito tempo para as pessoas notarem as diferenças que a conversão causa.

O preço de seguir a Jesus

É comum cristãos lutarem para manter a fé em segredo na Tunísia porque os jovens e estudantes não têm recursos para viverem sem o apoio da família e os casados temem a exclusão social e o desemprego, punições comuns aos seguidores de Jesus na região. Quando a família de Maha e Abdo descobriu a conversão do casal ao cristianismo no início deste ano, eles foram rejeitados por todos os parentes.

O casal também recebeu ameaças dos familiares que pretendiam denunciá-los à polícia caso eles não negassem a fé em Jesus. Além disso, os parentes desampararam Maha e Abdo financeiramente e difamaram o casal na comunidade. “Esse casal foi rejeitado pela família. Como igreja, os ajudamos, especialmente quando eles perderam o apoio financeiro”, explicou um líder da igreja local que acompanha a situação da família de perto.

Apesar da tristeza de serem chamados de traidores por seus entes queridos, Maha e Abdo continuam a caminhar com o Senhor. “Esse casal mostrou maturidade espiritual. Eles entenderam que há um preço para seguir a Jesus, mas a atitude da igreja, da família espiritual, faz a diferença. Os irmãos e irmãs na fé mostraram amor excepcional e ofereceram apoio em todos os aspectos: espiritual, moral e financeiro”, comenta o líder cristão.

*Nomes alterados por segurança.

Fonte: Portas Abertas

Comentários