A comunidade latino-americana de Pequim viveu um dia histórico neste domingo, quando a catedral de San José recebeu sua primeira missa em espanhol para mais de 100 pessoas de diferentes países da América do Sul e da Espanha.
O governo chinês permitiu essa iniciativa, que será mantida durante todos os domingos de agosto e setembro enquanto sejam disputados os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim.
Outras comunidades, como a alemã, inglesa e francesa, também conseguiram que diferentes igrejas chinesas promovam missas em seus próprios idiomas durante os Jogos. As celebrações serão feitas por padres locais bilíngües e religiosos estrangeiros.
Às 17h (horário local), começou a inédita missa na catedral de San José, construída em 1655 e localizada no centro comercial da capital chinesa. “Estamos unidos em Pequim, onde Deus nos trouxe para que estejamos juntos”, disse, emocionado. o padre Carlo D’Impozzano.
D’Impozzano é italiano, viveu muito tempo na Colômbia e há quatro anos o governo chinês o convidou para participar de uma ONG sediada em Pequim. Nesta instituição, ele ajuda muitas crianças da cidade e nos finais de semana celebra missas para a comunidade latina.
“O padre Carlo foi fundamental para que nos dessem essa oportunidade”, assegurou Maricarmen, uma jornalista mexicana que vive em Pequim há sete anos e não conseguia esconder sua emoção após a missa. “Tomara que isso continue depois dos Jogos Olímpicos”, afirmou, com lágrimas nos olhos.
“Antes, íamos à embaixada da Argentina ouvir a missa, mas agora é outra coisa, estar em pleno coração de Pequim e escutar a palavra de Deus no seu idioma é algo impagável”, acrescentou Lucía, uma venezuelana que vive com seu marido Mario, enviado por uma empresa sul-americana à China.
“Acreditamos que durante os Jogos Olímpicos essa catedral ficará cheia de gente a cada domingo, e isso nos deixa felizes”, disse Matthew Zhen, padre da comunidade internacional de Pequim. “Já celebrávamos missas em inglês, mas agora ampliamos para o espanhol e o italiano”, comentou Zhan.
Assim como a catedral St. Patrick em plena Wall Street, em Nova York, a de San José também está encravada no meio do centro comercial mais visitado de Pequim, Wanfunying Diaje. “É por isso que hoje não permitimos a entrada de chineses, quisemos evitar os curiosos que caminham por aqui”, explicou Zhen.
O Conselho Cristão da China está imprimindo 100 mil cópias do Novo Testamento com o logotipo olímpico na capa. Algumas foram enviadas à Vila Olímpica e para igrejas de Pequim e de outras cidades-sede.
O logotipo olímpico gravado no Novo Testamento, que tem como título “Edição Especial para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008”, é uma edição bilíngüe em chinês e inglês. De acordo com as edições prévias, foi estabelecido um centro de serviço religioso na Vila Olímpica de Pequim.
Os Jogos de Pequim serão realizados de 8 a 24 de agosto.
Fonte: Terra