Bandeira da Austrália e bola de futebol australiano
Bandeira da Austrália e bola de futebol australiano

Uma das equipes esportivas mais importantes da Austrália demitiu seu novo CEO depois que se tornou público que ele era membro de uma igreja evangélica que afirma os ensinamentos bíblicos sobre sexualidade.

Na segunda-feira, Andrew Thorburn, 57, foi nomeado CEO do Essendon Football Club, que compete na Australian Football League – o mais alto nível de competição no esporte único do “futebol de regras australiano”.

Mas Thorburn deixou o cargo apenas 24 horas depois, dizendo que o clube o forçou a fazer uma escolha entre sua nova posição e sua associação com uma igreja evangélica sediada na Austrália, City on a Hill , onde ele atua como presidente e é membro.

A congregação afirma os ensinamentos bíblicos sobre gênero e sexualidade e acredita que o casamento é definido como a união de um homem e uma mulher.

As crenças da igreja sobre questões LGBT e sua postura pró-vida em relação ao aborto foram os assuntos mais criticados.

Thorburn, um fã de longa data dos “Bombers”, disse que sua nomeação como CEO foi “um dos dias de maior orgulho da minha vida”.

“No entanto, hoje ficou claro para mim que minha fé cristã pessoal não é tolerada ou permitida em praça pública, pelo menos por alguns e talvez por muitos”, disse Thorburn em um comunicado. “Eu estava sendo obrigado a me comprometer além de um nível que minha consciência permitia. As pessoas devem ser capazes de ter opiniões diferentes sobre assuntos pessoais e morais complexos e ser capazes de viver e trabalhar juntos, mesmo com essas diferenças, e sempre com respeito. O comportamento é a chave. Tudo isso é uma parte importante de uma sociedade tolerante e diversificada”.

Anteriormente, Thorburn atuou como executivo-chefe do National Australian Bank.

“Deixe-me ser claro – eu amo todas as pessoas e sempre promovi e vivi um local de trabalho inclusivo, diversificado, respeitoso e solidário – onde as pessoas são bem-vindas independentemente de sua cultura, crenças religiosas e orientação sexual”, disse Thorburn. “Acredito que meu histórico por um longo período de tempo atesta isso.”

Ele escreveu sobre ser forçado a sair: “Isso me entristece muito”.

Dave Barham, presidente do Essendon Football Club, disse que um sermão de 2013 no qual a homossexualidade foi chamada de “pecado” foi o foco da controvérsia. Thorburn não pregou o sermão.

“O conselho deixou claro que, apesar de não serem pontos de vista que Andrew Thorburn expressou pessoalmente e que também foram feitos antes de ele assumir seu cargo como presidente, ele não poderia continuar servindo em seus papéis duplos no Essendon Football Club e como presidente. de City on the Hill”, disse Barham.

Thorburn, porém, afirmou que a sociedade é melhor quando pessoas de diferentes crenças aprendem a trabalhar juntas.

“Acredito que estamos mais pobres pela perda de nossas grandes liberdades de pensamento, consciência e crença que criaram uma comunidade verdadeiramente diversa, justa e respeitosa”, disse Thorburn. “Minha fé é central para quem eu sou. Desde que cheguei à fé em Jesus há 20 anos, vi uma mudança profunda em minha vida e acredito que Deus me tornou um marido, pai e amigo melhor. Também me ajudou a me tornar um líder melhor. Isso porque no centro da minha fé está a crença de que você deve criar uma comunidade e cuidar das pessoas porque elas são criadas e amadas por Deus e têm um valor intrínseco profundo”.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines

Comentários