Mulheres na igreja louvando
Mulheres na igreja louvando

Ao longo da última década, milhões de mulheres deixaram a igreja apesar de se considerarem cristãs.

Ericka Andersen, autora e jornalista freelancer, publicou recentemente seu livro “Reason to Return: Why Women Need the Church and the Church Needs Women” (Motivo para voltar: Por que as mulheres precisam da Igreja e a Igreja precisa das mulheres, em tradução livre). No livro, ela observa que 16 milhões de mulheres pararam de frequentar a igreja nos últimos 10 anos.

“A frase que gosto muito de usar é: ‘a igreja do seu passado não precisa ser a igreja do seu futuro'”, disse Andersen ao PrayerLink da CBN em uma entrevista.

Apesar de reconhecer que nenhuma igreja é perfeita, Anderson convida as mulheres a voltarem à igreja para redescobrir a alegria e o propósito.

“Depois de ver alguns dados sobre quantas mulheres estavam deixando a igreja e mostrando que essas mulheres estavam deixando a igreja em um ritmo muito mais rápido do que os homens nos últimos 10 anos especificamente, eu sabia que havia uma mensagem que eles precisavam ouvir porque muitas dessas mulheres não estão se afastando de Deus. Mas eles precisam de um convite de volta à comunidade de fé”, explicou ela.

De acordo com um estudo de 2019 da Pew Research, as mulheres se tornaram menos religiosas na última década, com o número de mulheres dizendo que são cristãs professas caindo de 80% para 69% e o número de mulheres que se identificam como “não religiosas” aumentando em 10 por cento desde 2009.

Segundo a CBN News , muitas mulheres deixaram a igreja em meio ao movimento #ChurchToo, que revelou dezenas de escândalos de abuso sexual na igreja.

“De longe, o maior fator que impulsiona as mulheres para fora da igreja é o sexo. O movimento #ChurchToo atestou o quão prejudicial o tratamento irresponsável das mensagens de pureza sexual da igreja pode ser para algumas mulheres”, diz um artigo recente na Relevant Magazine .

Durante a entrevista do Prayer Link, Anderson discutiu razões adicionais pelas quais as mulheres deixaram a igreja.

“Uma das principais razões é sobrecarregar, estresse, ocupação que você pode concluir imediatamente, oh talvez seja desconstrução ou talvez sejam pessoas desconvertidas. Mas a verdade é que a maioria das mulheres que estão deixando a igreja, elas não estão desconvertidas , eles não estão desconstruindo, eles ainda valorizam seu relacionamento com Deus”, explicou ela. “Muitos deles procuram um pouco de orientação, um amigo para caminhar com eles.”

Anderson afirmou que comunidades de fé saudáveis ​​seriam benéficas para as mulheres.

“Todos os tipos de benefícios acontecem para você e sua família, incluindo melhores taxas de saúde mental, melhores relacionamentos, melhor até mesmo saúde física. E então seus filhos também estão crescendo neste fundamento de fé realmente firme, onde podem prosperar e são menos ansiosos e menos deprimidas e vão para a idade adulta sentindo-se confiantes sobre quem são e onde estão no mundo”, disse ela.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines

Comentários