Primeira Igreja Evangélica Batista de Santiago, Chile. / Carlos yo , Wikimedia Commons.
Primeira Igreja Evangélica Batista de Santiago, Chile. / Carlos yo , Wikimedia Commons.

De acordo com os resultados da nova Pesquisa Nacional de Opinião Pública do Centro de Estudos Públicos (CEP), 17% dos chilenos se definem como evangélicos.

A pesquisa mostrou que 76% dos entrevistados dizem acreditar e sempre acreditaram em Deus, o que representa uma pequena queda em comparação à pesquisa de 2018, quando eram 80%.

O CEP perguntou sobre a religião na qual os entrevistados foram criados, descobrindo que 74% eram católicos , 18% evangélicos , 6% nenhuma , 1% mórmon, 1% testemunha de Jeová, 1% outra religião ou credo e 1% não sabe ou não respondeu. Nenhum dos entrevistados se identificou como muçulmano ou judeu.

Os participantes também responderam à pergunta: “A qual religião ou igreja você pertence atualmente ou se sente mais próximo?”, com 48% dizendo que são católicos, 17% evangélicos e 4% outras.

Cerca de 31% se consideram agnósticos ou ateus.

O número de fiéis evangélicos coincide com o número daqueles que foram criados nessa fé, a fé evangélica permanece estável em termos quantitativos.

Entretanto, entre os 74% de cidadãos criados na fé católica, apenas 48% dos adultos disseram manter a mesma fé.

Além disso, os participantes foram questionados sobre a frequência com que frequentam os cultos religiosos , sem considerar eventos especiais, como casamentos e funerais.

12% disseram que frequentavam a igreja pelo menos uma vez por semana, 11% até três vezes por mês, 21% pelo menos uma vez por ano e 44% declararam que nunca frequentavam. A pesquisa não diferenciava entre religiões.

A Pesquisa Nacional de Opinião Pública foi realizada entre agosto e setembro de 2024, entre 1.482 moradores do Chile com 18 anos ou mais, entrevistados pessoalmente por meio de questionário estruturado.

Os entrevistados foram questionados sobre suas opiniões sobre política e economia, confiança nas instituições, seu nível de satisfação com a vida, a família e a explosão social de 2019, entre outros tópicos.

Folha Gospel com texto original de Evangelical Focus

Comentários