Jornalista Cid Moreira (Foto: César Abreu/Divulgação)
Jornalista Cid Moreira (Foto: César Abreu/Divulgação)

O jornalista e apresentador Cid Moreira morreu na manhã de quinta-feira (3), aos 97 anos. Um dos rostos – e vozes – mais conhecidos da televisão brasileira também se destacou na narração das Escrituras em áudio. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos após quadro de pneumonia

O jornalista enfrentava problemas nos rins, e já fazia diálise com frequência, segundo Fátima Sampaio, viúva de Cid Moreira. Em entrevista nesta manhã ao programa Encontro, de Patrícia Poeta, na TV Globo, ela contou sobre os últimos dias com o marido: “Mudamos para perto do hospital quando ele começou a fazer a diálise. Não contei para ninguém para ter o direito como ser humano de privacidade”.

Fátima explicou também que Cid Moreira pediu para que seu corpo fosse enterrado em Taubaté (SP), onde nasceu. “Ele quer ficar perto da primeira esposa e do filho que se foi. Ele ama Petrópolis, então vamos fazer uma despedida em Petrópolis, e outra no Rio”, disse. Além da esposa, o jornalista deixa dois filhos: Roger e Rodrigo.

Cid Moreira sempre foi um destaque na narração, tendo passado pela rádio Mayrink Veiga e pela TV Excelsior. Em 1969, ele alcançou um dos marcos mais importantes de sua carreira ao se tornar apresentador-âncora do Jornal Nacional, da Rede Globo, cargo que ocupou até 1996.

Com sua voz inconfundível, Cid também se destacou na locução da Bíblia em áudio. Mais tarde, ele lançou um canal no YouTube com uma proposta semelhante, dedicando-se a ler passagens bíblicas.

Cid aceitou realmente a Jesus aos 72 anos, quando ele teve sua maior experiência com Deus. “Já estava me preparando para dormir. Saudável, com conforto material, desejado pela mulheres de todo canto do país. Enfim, famoso! Tudo que alguém pode desejar. E… Me sentindo completamente só e vazio”, afirmou ele, em postagem no Instagram de 2019.

O jornalista compartilhou em sua rede social que sentiu uma dor intensa que dominou seu corpo. “Comecei a chorar e a clamar a Deus. Chorava tanto que tremia! Buscava um sentido para a vida e sentia uma profunda solidão.”

Após reconhecer sua necessidade de Deus, Cid se ajoelhou e orou no tapete do escritório. “Pedi a Ele uma companheira e disse que, se ainda houvesse tempo, gostaria de fazer algo em Sua honra. Acabei adormecendo”, relatou, acrescentando que duas semanas depois conheceu Fátima, sua esposa até o fim da vida.

Anunciando Boas Notícias

Em uma entrevista exclusiva ao site cristão Guiame em 2016, Moreira contou como surgiu sua paixão por anunciar o Evangelho através de narrações da Bíblia. 

“Isso começou há uns 25 anos, quando eu dei uma entrevista a um jornal no Rio de Janeiro, dizendo que gostava de gravar mensagens cristãs. Esse jornal foi publicado no suplemento do domingo e, na segunda-feira, eu recebi um telefonema sendo convidado para gravar Salmos”, disse ele, durante o lançamento da Nova Versão Transformadora, pela Editora Mundo Cristão.

Depois de fazer parte do primeiro projeto de narração da Bíblia, seu envolvimento com as mensagens cristãs não pararam mais. “Na sequência, depois que eu fui contratado por outra gravadora, a Warner Continental, eu gravei ‘O Sermão da Montanha’”, contou.

Quando completou 25 anos apresentando o Jornal Nacional, Cid se tornou mais do que um homem de notícias — um homem a serviço de Deus. Ao todo, seus CD’s com as passagens bíblicas já venderam mais de 30 milhões de cópias por todo o Brasil, um sucesso de vendas incontestável.

“Na capa do LP [da Bíblia] eu escrevi que passei 25 anos gravando notícias nem sempre boas aos lares do país, mas a partir daquele momento, eu queria levar o Evangelho, que são notícias de Deus, até o último dia de minha vida. Eu simplesmente estou cumprindo aquilo que eu prometi”, afirmou.

“Eu invisto em mim levando a palavra de Deus sempre que eu posso. É uma missão que vou cumprir até o último dia da minha vida“, acrescentou ele.

Fonte: Comunhão com informações Agência Estado

Comentários