Pensando nas pessoas que não podem participar do casamento de amigos e parentes, uma igreja de Goiânia passou a transmitir pela internet, em tempo real, as cerimônias da paróquia.

Oito câmeras e uma ilha de edição de imagens ajudam na tarefa de veicular na rede mundial de computadores o “sim” de noivos que se casam na igreja Reitoria Nossa Senhora das Graças, no centro da capital goiana.

Segundo o padre César Garcia, autor da idéia, a procura pelo “casamento online” é crescente. Ele diz não cobrar pela transmissão -afirma que os casais gastam cerca de R$ 1.500 por serviços como sonorização, taxas de limpeza e de segurança. Desde maio, quando começou o serviço, cerca de 20 casamentos foram exibidos pela internet.

“A maioria [dos noivos] tem parentes e amigos fora do Brasil. As pessoas podem assistir à celebração sem ter de se deslocar, mesmo porque muitos não poderiam. É uma forma de diminuir a distância”, conta o padre.

A engenheira eletricista Patricia Ferreira, 26, se casou na paróquia no último dia 6, em cerimônia acompanhada por amigos e parentes em São Paulo, Rondônia e Minas Gerais. “Por mais distante que a pessoa esteja, ela participa de um momento especial”, afirmou a recém-casada.

A idéia do padre começou em abril, com a transmissão de missas pela internet. A iniciativa teve sucesso e ele decidiu ampliar aos casamentos.

Para acessar a cerimônia, o internauta deve entrar na página da igreja (www.reito ria.org) no horário da cerimônia, ter uma conexão banda larga e um programa para assistir a vídeos. Na noite de hoje, mais uma cerimônia deverá ser veiculada.

Prevendo aumento no número de internautas, padre César diz que deverá adotar um sistema de senhas para o acesso. “Vamos transmitir em circuito fechado, apenas para quem tenha uma senha para determinada celebração”, afirma.

Fonte: Folha Online