No último domingo, 22 de setembro de 2024, teve início o 4º Congresso de Lausanne em Seul, na Coreia do Sul, marcando um dos maiores encontros globais da igreja cristã.
Com mais de 5.000 participantes representando quase todas as nações, a cerimônia de abertura foi um testemunho da diversidade e da unidade dos cristãos ao redor do mundo.
Na cerimônia de abertura, o diretor executivo global de Lausanne, Dr. Michael Oh, afirmou que, à medida que o mal se torna “mais visível no mundo”, não é hora de a Igreja “se acovardar” ou recuar, mas sim de anunciar Cristo.
Sob o tema “Que a Igreja declare e mostre Cristo juntos”, o congresso busca fortalecer a missão de compartilhar o Evangelho de maneira integrada e colaborativa, em um momento de crescente desafios sociais e espirituais.
Missão global
No segundo dia de atividades, nesta segunda-feira (23), o foco principal das sessões foi o empoderamento pelo Espírito Santo para impulsionar a missão global de espalhar o Evangelho.
Durante o dia, houve Sessões Plenárias e discussões estratégicas que abordaram uma variedade de temas, desde a evangelização em contextos multiculturais até o papel da igreja em questões de justiça social.
Líderes cristãos de diferentes partes do mundo compartilharam suas experiências e visões, reforçando a necessidade de uma igreja unida e capacitada para enfrentar os desafios contemporâneos.
Os palestrantes incluem o Dr. Patrick Fung, Embaixador Global da OMF International; o autor e pastor de Purpose Driven Life, Rick Warren; o Dr. Billy Wilson, presidente da Oral Roberts University; e a professora egípcia Anne Zaki.
Brasil representado
Entre os palestrantes de destaque no segundo dia do Congresso esteve a missionária brasileira Sarah Breuel, que atua em Roma, na Itália, onde pastoreia a Igreja Hopera ao lado de seu marido, René Breuel.
Durante sua fala ao auditório lotado, Sarah destacou a urgência em aumentar o número de missionários ao redor do mundo.
“Para a América Latina, veja o que Deus fez. Deus transformou um campo missionário em uma força missionária! Meu marido e eu somos missionários na Itália, apenas dois dos 40.000 missionários brasileiros hoje. América Latina, ocupe seu lugar!”, encorajou Sarah, desafiando os presentes a reconhecer o papel crescente da região na expansão do Evangelho.
Sua mensagem teve um forte tom de despertamento, ao enfatizar a transformação da América Latina de receptora do trabalho missionário para uma fonte ativa de missionários globais.
Sarah Breuel também exaltou o impressionante crescimento do Cristianismo no continente africano, reconhecendo o impacto transformador do trabalho missionário na região.
“África, quem imaginaria que em 120 anos o Cristianismo cresceria de 9 milhões para meio bilhão? O rugido da igreja africana ainda não foi ouvido”, declarou, destacando o potencial ainda não completamente explorado da igreja no continente.
Sua fala destacou a importância de reconhecer o crescimento missionário em regiões que antes eram vistas apenas como campos missionários, mas que agora estão se tornando protagonistas na divulgação do Evangelho.
‘Igreja verdadeiramente global’
Sarah também fez questão de reconhecer o impacto crescente da igreja na Ásia, destacando a importância de aprender com as experiências dos cristãos do continente.
“Ásia, que alegria ter nossos irmãos da China conosco, ensinem-nos as lições aprendidas na perseguição. Igreja coreana, ensine-nos a orar”, disse, exaltando o papel fundamental das igrejas asiáticas no fortalecimento da fé cristã nas demais comunidades do mundo.
Ela ressaltou que Jesus está construindo uma igreja verdadeiramente global, que honra e valoriza todas as suas partes, de norte a sul, de leste a oeste.
Sua fala emocionada reforçou a visão de unidade e interdependência entre os cristãos, independentemente de suas origens geográficas, culturais ou históricas.
Em uma postagem de sua preleção no Instagram do Movimento Lausanne, uma frase de Sarah Breuel foi destacada:
“Somente Deus pode enviar avivamento. Não podemos fazer isso acontecer, mas podemos nos posicionar, orar por isso e remover impedimentos através do arrependimento pessoal e corporativo.”
O 4º Congresso de Lausanne, promovido pelo Movimento Lausanne, acontece de 22 a 28 de setembro, na Songdo Convensia na cidade de Incheon.
Fonte: Guia-me com informações de Lausanne Movement