Rev. Canon Vaughan Roberts discursa no Quarto Congresso de Lausanne sobre Evangelização Mundial em Incheon, Coreia do Sul, em 23 de setembro de 2024. (Foto: The Christian Post/Hudson Tsuei)

“Deus é a favor do sexo”. Essa foi a mensagem clara do Rev. Canon Vaughan Roberts, reitor da Igreja de St. Ebbe em Oxford, Inglaterra, que aconselhou os cristãos em todo o mundo sobre como responder aos inúmeros danos causados ​​pela revolução sexual e pela distorção da ordem criada por Deus.

A revolução sexual que começou como um movimento contracultural na década de 1960 não é mais assim e agora é “absolutamente convencional”, disse Roberts.

Ao longo das décadas, as falsas promessas de florescimento humano promovidas por aqueles que promovem a revolução sexual levaram ao “colapso quase completo da vida familiar em nossa cultura e a efeitos devastadores nas famílias, especialmente nas mais vulneráveis: as crianças”, lamentou.

Em vez de pensar sobre quais aulas farão, como Roberts disse que fazia quando era um jovem estudante, as crianças estão sendo solicitadas a escolher seus pronomes, com qual sexo querem se identificar e sua sexualidade. Isso só intensificou seus sentimentos de “isolamento” e “confusão”, disse Roberts, que descreveu a juventude de hoje como a “geração ansiosa”.

A revolução sexual, disse Roberts, ensinou gerações a ceder aos seus sentimentos e desejos carnais e que “quaisquer forças externas devem ser resistidas — seja da moralidade tradicional, da religião ou até mesmo da própria biologia”.

Como os cristãos devem responder?

Roberts diz que o processo é simples e exige adesão às escrituras com mais humildade e compaixão, de tal forma que os frequentadores da igreja possam ser honestos sobre suas dificuldades sem temer serem rejeitados.

“Devemos nos voltar para a Palavra imutável de Deus e não apenas para alguns textos de prova, mas para seus principais temas abrangentes: Criação, queda e redenção”, disse Roberts aos milhares de delegados reunidos no centro de convenções internacional Songdo Convensia para o Quarto Congresso de Lausanne sobre Evangelização Mundial na segunda-feira.

“Você pode resumir o projeto de Deus para o sexo e o casamento em algumas declarações muito básicas. Deus é para o sexo”, ele declarou, enfatizando que “o sexo é para o casamento”, conforme descrito em Gênesis 2:24 . “E no projeto de Deus, a união sexual é projetada para expressar, selar e fortalecer a união de uma só carne” entre marido e mulher.

Roberts enfatizou que as instruções de Deus para a sexualidade humana não são do jeito que são porque Ele é “um estraga-prazeres, querendo estragar nossa diversão”. Em vez disso, elas são fornecidas “para o nosso bem, para que possamos florescer individualmente, como famílias e como sociedades”.

Mas em vez de aderir à Palavra de Deus, algumas igrejas capitularam às muitas iterações da revolução sexual. Declarando-se como congregações inclusivas, elas cobrem o exterior e o interior de suas igrejas com bandeiras do orgulho LGBT e do progresso na adoração da inclusão.

Essas igrejas carecem de “integridade teológica”, disse Roberts, levantando a questão de que bem pode advir de uma igreja que apenas repete as mesmas visões do mundo não cristão e faz isso de tal forma que os líderes da igreja leem os ensinamentos bíblicos que não estão lá.

“[E]sse tipo de adaptação é missionariamente ineficaz”, acrescentou, observando que é também por isso que as igrejas revisionistas estão em “declínio terminal”.

‘As igrejas não podem ficar em silêncio’

“Nós, igrejas, precisamos desesperadamente não ficar em silêncio. Temos boas notícias para compartilhar”, Roberts se alegrou, destacando que “o Cristo que disse venha como você é não disse, ‘fique como você é.’”

Enquanto as igrejas revisionistas são vistas como capitulando aos caprichos da cultura e desacreditando as escrituras em prol da “inclusão” mundana, algumas igrejas conservadoras também não estão respondendo adequadamente aos membros de seu rebanho que estão lutando com questões como abuso conjugal, atração pelo mesmo sexo, disforia de gênero ou mesmo abuso sexual pastoral.

Roberts observou que, embora “os revisionistas se mantenham calados sobre o arrependimento”, os conservadores tendem a balançar o pêndulo na direção oposta e são “fortes no arrependimento e na santidade, mas muitas vezes nos concentramos em regras morais em vez do maravilhoso relacionamento que Cristo veio nos oferecer”.

Abordando a questão do pecado sexual, não há um grupo que seja mais justo do que qualquer outro, ele acrescentou, porque todos são culpados. E reconhecer isso deve influenciar como alguém responde aos outros.

Como ilustração, Roberts disse que em qualquer domingo na igreja, alguém pode estar sentado ao lado de um cristão lutando contra a atração pelo mesmo sexo, mas vivendo diariamente para seguir a Cristo, seja na vida de solteiro ou no casamento. “Irmãos e irmãs… o tom e a maneira com que vocês falam os convidam a serem honestos e abertos? Ou os força a um isolamento secreto e solitário, que será apenas uma incubadora de vergonha e pecado?”, perguntou Roberts.

“Muitos se sentem incapazes de ser abertos e honestos sobre as dificuldades que enfrentam por medo de serem rejeitados e descartados” pela família da igreja, ele acrescentou.

Com total transparência, Roberts disse que ele também luta contra a atração pelo mesmo sexo que se manifestou pela primeira vez em sua adolescência. Apesar de lutar contra esses sentimentos, ele toma a decisão diária de seguir a Cristo. Ser atraído pelo mesmo sexo não faz parte de sua identidade, mas é uma “parte contínua da minha realidade”, disse ele.

Refletindo sobre 1 Coríntios 5 , Roberts disse que o pecado “corrompeu todas as partes da vida, incluindo nossa sexualidade… e isso deve levar à humildade”.

Naquele capítulo, “Paulo diz que não devemos julgar o mundo em questões de moralidade sexual. Deixe isso para Deus”, ele continuou. “Não devemos, antes de tudo, levantar um dedo em riste para o mundo. Jesus era amigo dos pecadores. … Esse mesmo capítulo deixa bem claro que a Igreja deve exercer disciplina contra o pecado não arrependido.”

Outro equívoco que Roberts tentou abordar é o da vida de solteiro, que ele disse ser “vista por grande parte do mundo cristão como um problema a ser resolvido”.

“Eles nunca leram os ensinamentos de Jesus em Mateus 19 ou Paulo em 1 Coríntios 7 ? Pessoas solteiras não são solteiras. Se estão em Cristo, são relacionadas a Ele. E temos um presente precioso que permite oportunidades especiais para servi-Lo e crescer em deleite e dependência Dele”, disse Roberts, enfatizando que “não deve haver pessoas isoladas na Igreja de Deus, e ainda assim, com muita frequência, há.”

Revolução de Cristo

O que os cristãos têm a oferecer ao mundo não é apenas a moral cristã, mas a verdade da Bíblia, explicou Roberts.

À medida que as pessoas lutam contra a fragilidade sexual e até mesmo contra os desafios de passar por períodos difíceis no casamento, a maneira de responder a todos os tipos de problemas enraizados na revolução sexual é “responder com Cristo”, ele afirmou.

“Não pregue apenas moralidade. Certamente, não pregue apenas condenação. Pregue e viva Cristo para a glória de Seu nome”, ele acrescentou. “[Em] Seu ensino, Ele afirmou a ordem da criação de Deus e Seu exemplo. Ele mostrou amor incrível aos pecadores e então o relacionamento com Ele, que podemos desfrutar nesta vida presente pelo Espírito Santo.”

Descrevendo-a como a revolução de Cristo, Roberts disse que é a “maior revolução que o mundo já conheceu, muito maior do que a revolução sexual. … E essa é a perspectiva da qual precisamos olhar para essa revolução que está acontecendo no mundo.”

O conhecimento de que Deus criou o sexo para o casamento e que a vida deve ser vivida por Cristo, disse Roberts, foi o que o transformou.

“Essa convicção mudou minha vida”, ele disse. “Não foi que eu fui subitamente agarrado e animado pela moralidade cristã. Eu fui agarrado e animado por Cristo. Eu o amava, e amando-o, eu queria viver para Ele.”

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários