A Câmara dos Deputados assinou protocolo de intenções com entidades e organizações não-governamentais, entre elas o Conic e a CNBB), para a promoção de ações que estimulem o debate sobre a ética e a cidadania na defesa dos valores maiores da sociedade brasileira.

Trata-se de “uma bela iniciativa, do ponto de vista das instituições”, disse o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, do Partido dos Trabalhadores, na solenidade de assinatura do protocolo, dia 18 de dezembro. “Trabalharemos para que, com a participação da sociedade, consolidemos mais os direitos coletivos”, agregou.

O Centro de Formação, Treinamento, Aperfeiçoamento da Câmara (Ceifor) vai viabilizar linhas de estudo, pesquisa e elaboração de material de conteúdo didático sobre ética na sociedade brasileira. As instituições signatárias do protocolo comprometem-se a participar do planejamento, da elaboração e distribuição do material didático.

O autor do requerimento para a campanha encaminhada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, deputado Paulo Piau, frisou que pressão popular exige mudanças no comportamento político no país, de modo especial dos parlamentares. As ações que serão desenvolvidas pela Câmara e organizações parceiras nessa campanha vão estimular a sociedade a mudar o comportamento individual, adiantou.

Além do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), assinaram o protocolo a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, o Rotary e o Lions, a Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, a União Nacional dos Legislativos Estaduais e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte: ALC

Comentários