Cristãos sofrem perseguição no Laos (Foto: Portas Abertas)
Cristãos sofrem perseguição no Laos (Foto: Portas Abertas)

Desde o início de 2023, ao menos 15 cristãos, incluindo menores de idade, foram presos por autoridades locais em diferentes áreas do Laos por causa da fé em Jesus. Essa é uma tendência que especialistas da Portas Abertas não viam há alguns anos. No começo de fevereiro, três líderes de igrejas do Sul do Laos foram presos também por se recusarem a negar a fé em Cristo.

Na manhã do dia 3 de fevereiro, um caminhão da polícia para transporte de presos estacionou em um vilarejo no Sul do Laos e todos os cristãos locais foram convocados para uma reunião de emergência. Nela, foi exigido que eles negassem a fé, senão seriam levados para a prisão.

Muitos ficaram assustados, mas permaneceram firmes. Os três líderes responderam firmemente “não” à ordem dos policiais, eles foram arrastados para o caminhão e levados para a prisão do distrito. Eles não tiveram direito de defesa.

Em busca de ajuda

Ainda abaladas pelo que aconteceu, as esposas dos cristãos presos ligaram para os líderes da igreja oficial da província, ou seja, uma igreja que obteve o registro oficial que o governo exige. Infelizmente, os líderes da igreja com registro oficial também foram presos e não puderam ajudá-las.

Naomi*, parceira e especialista da Portas Abertas, disse: “Os três líderes presos participaram de um treinamento e avaliação eclesiástica que fizemos no ano passado e estavam firmes na fé em Jesus. Nossos parceiros locais já esperavam que isso acontecesse, já que os cristãos de igrejas vizinhas também foram presos e os templos dessas igrejas foram fechados”.

Muitos cristãos na região temem que mais igrejas sejam proibidas de continuar existindo na região nos próximos meses. Apenas nessa área, duas igrejas domésticas foram fechadas e algumas comunidades cristãs continuam sendo vigiadas pelas autoridades.

Parceiros locais da Portas Abertas ofereceram apoio prático e emocional para os membros da igreja e as respectivas famílias dos líderes presos. Também estamos oferecendo apoio para os líderes cristãos locais e organizações que ajudam a defender os casos diante das autoridades.

*Nomes alterados por motivo de segurança.

Fonte: Portas Abertas

Comentários