Austrália (Foto: Caleb Russell/Unsplash)
Austrália (Foto: Caleb Russell/Unsplash)

Recentemente, uma pesquisa demográfica revelou um declínio na fé cristã na Austrália. Em resposta, as igrejas locais uniram esforços para evangelismo e plantação de novas congregações. A rede, denominada Reach Australia, conta com mais de 260 igrejas e está implementando um plano para alcançar os australianos com o Evangelho.

Durante a conferência nacional da rede deste ano, Derek Hanna, diretor da Plant e defensor de líderes de igrejas centrados no Evangelho, discutiu a importância de manter uma visão positiva sobre o evangelismo nos tempos que se aproximam. Em sua palestra “Estado da Nação na Plantação de Igrejas”, Hanna apresentou uma meta ambiciosa: plantar 300 igrejas na Austrália até 2030. Até agora, 145 igrejas foram estabelecidas, restando a necessidade de iniciar 155 nos próximos seis anos, o que exigirá 800 novos líderes.

Hanna abordou os desafios psicológicos que podem fazer essa visão parecer impossível: “Vocês podem pensar que isso é inviável, mas estamos em uma sala onde todos acreditamos que Deus ressuscitou Jesus dos mortos”, disse aos participantes da conferência em maio. “Isso é impossível! Cada um de nós estava morto, mas agora está vivo em Cristo”, enfatizou, conforme reportado pelo portal Christian Daily.

Ele destacou a taxa de multiplicação da rede nos últimos 20 anos como um fator motivador, com uma média de crescimento de 4% ao ano. Se essa tendência continuar, a meta de 300 novas igrejas será alcançada.

“A mentira é: ‘Acreditamos em um Deus que pode, mas provavelmente não vai’. Olhem ao redor: temos 1.300 pessoas aqui esta semana, de diversas denominações, unidas pela convicção de alcançar a Austrália com o Evangelho. Isso é a obra de Deus. Não se trata de triunfalismo, mas de reconhecer o que Deus está fazendo neste momento histórico”, declarou Derek Hanna.

Censo Australiano 2021

De acordo com o Censo Australiano de 2021, menos da metade da população (44%) se declara cristã, uma queda de 8% em relação a 2016. Ao mesmo tempo, 10 milhões de australianos, equivalente a um quarto da população, não se identificam com nenhuma religião.

Os grupos etários mais jovens são mais propensos a não ter afiliação religiosa ou a seguir crenças espirituais ou seculares alternativas. Essa tendência é evidenciada pelo aumento dos casamentos civis, que agora superam as cerimônias religiosas. Um relatório sobre o censo observou que, enquanto as tradições cristãs estão em lento declínio, há um crescimento constante de outras religiões, como o islamismo, hinduísmo e budismo, na Austrália.

Fonte: Comunhão com informações Christian Daily

Comentários