Descoberta igreja bizantina de cerca de 400 d.C. escavada por arqueólogos no norte de Israel, no local onde Jesus chamou Pedro de 'rocha' . (Foto: Yaniv Cohen)
Descoberta igreja bizantina de cerca de 400 d.C. escavada por arqueólogos no norte de Israel, no local onde Jesus chamou Pedro de 'rocha' . (Foto: Yaniv Cohen)

Uma das primeiras igrejas em Israel foi descoberta na Reserva Natural de Banias, um sítio arqueológico localizado no sopé do monte Hermon, no norte de Israel.

A rara igreja bizantina de cerca de 400 d.C. foi construída na região em que Jesus fez um chamado a Pedro, dizendo: “Você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus (…)” (Mateus 16:18-19).

De acordo com o site Times of Israel, a igreja foi construída no topo de um templo da era romana dedicado ao deus grego Pã. Os construtores cristãos daquele século adaptaram o templo pagão para atender à nova religião.

O professor Adi Erlich, da Universidade de Haifa, anunciou a descoberta em um vídeo em hebraico. Ele acredita que igreja foi construída em homenagem ao chamado de Pedro — que aconteceu na região chamada de “Cesaréia de Filipe” no tempo de Jesus.

A localização da escavação é considerada única por combinar uma falésia, uma gruta e uma nascente. Um terraço foi construído na antiguidade a partir do desabamento de parte da formação rochosa sobre a qual o templo foi construído.

Erlich disse que por volta do século 3 a.C, a adoração ao deus Pã começou perto da caverna e da fonte. O templo foi construído por volta de 20 a.C. e tornou-se um importante centro cristão a partir de 320 d.C.

Em determinado momento de sua existência, a igreja foi danificada por um terremoto, mas foi reformada no século 7.

O chefe de patrimônio e arqueologia da Autoridade de Parques e Natureza de Israel, Dr. Iosi Bordowicz, disse que o Parque Nacional de Banias está repleto de uma impressionante arqueologia, que se espalhou desde o período romano até a era dos cruzados.

Bordowicz disse que os achados serão conservados e disponibilizados para os milhares de turistas que costumam visitar as cachoeiras do parque.

Fonte: Guia-me com informações de Time of Israel

Comentários