Igrejas participam do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2024. (Foto: Portas Abertas)
Igrejas participam do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2024. (Foto: Portas Abertas)

Ontem foi o Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2024 e mais de 16 mil igrejas no Brasil e de 1.200 na América Latina estiveram unidas em oração pelos cristãos perseguidos na África Subsaariana. Esses números indicam que mais de 1,6 milhão de irmãos na fé se comprometeram a interceder sob o tema “Desperta África”.

O tempo frio e nublado em São Paulo/SP não foi capaz de desanimar os membros da Comunidade Cristã da Zona Sul. Pela quinta vez, o pastor Marcos Alves organiza o DIP e convoca a todos para orar pela Igreja Perseguida. “Percebi que a igreja está mais engajada no tema há alguns meses e hoje foi como uma entrega do que temos visto ao longo desses dias. Há envolvimento dos irmãos na intercessão, nas ofertas e até nos testemunhos, além da cooperação dos pastores”, explica o líder cristão.

Weber Vieira frequenta a Comunidade Cristã e participou de todos os DIPs em sua igreja. Ele carrega na capa do celular um papel com o nome Laos, país que intercede junto com a família desde o DIP 2023. Quando ele esquecia de orar, seus filhos Lorenzo de 8 anos e Laura de 13 lembravam seus pais de interceder pela nação. “O que mais me chamou a atenção foi o ataque do inimigo aos líderes das famílias. A perseguição está direcionada a cada um desses homens, deixando a família desprotegida”, testemunha.

Mudança de mente

Cristina Goes começou a participar da organização do DIP na Igreja Vida com Cristo há 1 ano, desde que foi ao Acampamento Underground. “ Muitas vezes nos perdemos na liberdade que temos de louvar e orar. Toda a igreja precisa ter esse contato com a Igreja Perseguida porque a nossa fé e visão em relação a Deus e ao mundo é transformada”, afirma.

Em Jaguariúna/SP, a pastora Samara Ferreira organizou o DIP 2024 na Igreja Batista Ágape. “Temos em nosso DNA a oração pela Igreja Perseguida. Precisamos ajudar nossos irmãos a perseverar até o fim e orar para que o Espírito Santo guarde a mente deles, para que nenhuma mentira do inimigo desvie eles desse caminho eterno. Temos muitos confortos no Brasil e continente, precisamos dessa lucidez de saber que o evangelho não é conforto, mas é sofrimento e perseverança”, diz.

Priscila Simões participou do DIP em Jaguariúna e compartilha: “Participar do DIP é uma experiência maravilhosa porque nos colocamos no lugar de nossos irmãos e sabemos que eles estão sofrendo e precisam de nossas orações.”

A Assembleia de Deus presidente Kennedy em Fortaleza/CE também participou do maior movimento de oração pela Igreja Perseguida. Eveline Ferreira organiza o DIP há três anos. “O DIP nos uniu em um propósito comum de oração e damos o nosso melhor para o Senhor e pela causa da Igreja Perseguida. Essa é uma oportunidade de conscientizar a igreja a interceder e estimular a curiosidade por meio de informações da cultura do país.

Desperta África

A situação dos cristãos perseguidos na África Subsaariana está cada vez mais grave, pois o extremismo islâmico avança no continente com o objetivo de eliminar por completo a presença cristã. Nada menos que 95% das mortes de cristãos aconteceram na África Subsaariana, o equivalente a 5.340 casos, entre outubro de 2021 e setembro de 2022. É necessário reconhecer e agir pelo fim da violência extrema contra nossos irmãos na fé.

Fonte: Portas Abertas

Comentários