Na conclusão de sua peregrinação a Jerusalém, os bispos da Coordenação das Conferências Episcopais em Apoio à Igreja na Terra Santa lançaram um convite aos católicos, para que voltem a peregrinar na região.

O documento é assinado pelos bispos do Canadá, Inglaterra e Gales, França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Suíça e Estados Unidos, além do Conselho das Conferências Episcopais Européias e da Comissão dos Episcopados da União Européia (COMECE).

Os signatários pedem que Israel possibilite a retomada das negociações, em vista de um acordo fundamental com a Santa Sé. Só assim, a Igreja e suas instituições _ escolas, hospitais e casas de repouso, que oferecem importantes serviços à sociedade _ poderão renascer na Terra Santa.

No campo da política, os bispos reafirmam, usando as palavras do papa ao corpo diplomático, em 8 de janeiro passado, “o direito de Israel, de viver em paz em seu Estado, e o dos palestinos, de ter uma nação livre e soberana”. Conceitos que foram reiterados também ao vice-premier israelense, Shimon Peres, a quem se pediu que seja reduzido o número dos postos de controle.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários