Celular com fake news
Celular com fake news

É falsa uma publicação atribuída ao candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PL) em que ele diz que pretende acabar com o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.

O print, que circula nas redes sociais, é uma montagem de um post do Facebook. Não há qualquer publicação com o termo “Aparecida” nas redes sociais de Jair Bolsonaro na última semana. A partir da busca avançada do Twitter e da plataforma CrowdTangle, é possível verificar que as menções mais recentes a “Aparecida” no Twitter e no Facebook de Bolsonaro foram em outubro de 2021, quando ele celebrou o feriado.

O que diz o post falso?

  • Reconheço e respeito a fé católica, da qual, inclusive, fiz parte durante boa parte de minha vida, assim como respeito todos credos.
  • Mas o Brasil tem se tornado um país cada vez mais evangélico e isto é um fato.
  • Como presidente de todos os brasileiros, devo agir de forma imparcial e ser um democrata. Com a nova composição do Congresso Nacional, teremos maioria para prosseguir com uma antiga demanda do povo cristão que o PT sempre foi contra e rever o título da Santa Aparecida. Assim, vamos retirar a alcunha “Nossa Senhora Aparecida Rainha do Brasil”, que passará a ser oficialmente denominada “Santa Aparecida, Rainha dos Católicos”.
  • Já está em discussão a formação de um grupo de trabalho para a elaboração do projeto de lei que deve também acabar com o feriado do dia 12 de outubro, a partir de 2023.
  • Nossa missão é unir e não dividir nosso povo, como a esquerda sempre fez. Tampouco beneficiar A ou B.
Print do falso post atribuído a Bolsonaro.

O feriado

O feriado de Nossa Senhora Aparecida foi criado em junho de 1980 por lei sancionada pelo presidente da ditadura militar João Figueiredo. A sanção aconteceu no dia em que o Papa João Paulo II visitou o Brasil. Nossa Senhora Aparecida foi declarada padroeira do país em 1930 em decreto assinado pelo Papa Pio XI.

Fonte: UOL

Comentários