Ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva

A Igreja Universal do Reino de Deus, liderada por Edir Macedo, tem feito ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT através de textos publicados em seu jornal.

A Folha Universal, que completou 30 anos de existência neste mês e tem tiragem de 1,7 milhão de exemplares, tem publicado seguidos textos que contêm ataques a Lula, principal concorrente eleitoral de Jair Bolsonaro.

As informações são da Folha de S. Paulo e de O Globo.

Alguns artigos do jornal Folha Universal dizem que o petista “quer uma ditadura comunista para o Brasil a partir de 2023” e é contra valores cristãos.

Alguns textos, no formato de editoriais, são assinados pelo advogado Denis Farias e outros são sem assinaturas.

Os editoriais são considerados espaços nobres e de destaque, nos quais são publicados textos que expressam a visão consolidada de um jornal.

No artigo “Qual é o (real) desejo de Lula para o Brasil?” o jornal adota um tom conspiratório dizendo estar alertando os leitores para o risco da instauração do comunismo caso o PT vença as eleições.

“Os partidos de viés esquerdista iludem as pessoas com promessas de que vão ajudar a população “dando” (porque nada é de graça) benefícios sociais, entretanto, na realidade, o que eles oferecem no médio prazo é a extinção da liberdade individual e o enriquecimento de suas elites. A esquerda política inveja e quer instalar este regime em nosso País. Fique atento”, diz o texto da Folha Universal.

Em sua edição desta semana, a Folha Universal apresenta o editorial “As Portas do Inferno Não Prevalecerão…”, assinado pelo advogado Denis Farias, do Pará, que é fiel da igreja e já ocupou cargo em governo do Republicanos, partido associado à Universal, segundo a Folha de S. Paulo.

O texto abre com uma citação: “Jesus Cristo encorajou o apóstolo Pedro e seus discípulos, garantindo que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja que Ele iria edificar (Mateus 16:18)”.

O artigo então segue para exemplos de governos comunistas e socialistas, inspirados pelas “ideias satânicas de Karl Marx”, que se voltaram contra o Evangelho e passaram a perseguir os cristãos.

O autor diz que, no Brasil. “temos a chance de deter o avanço do comunismo e do socialismo”. A forma de fazer isso seria “rechaçando nas urnas Lula e a sua legião de partidos de esquerda nas eleições para presidente e para o Congresso Nacional. Tal como para as demais casas legislativas e governos estaduais.”

Na edição da semana de 27 de fevereiro, editorial intitulado “Nazismo e Comunismo: Duas Faces da Mesma Moeda” diz que os dois nascem do mesmo tronco, são totalitários e têm a mesma face: “opressão, abusos, controle absoluto, perseguição e morte de qualquer opositor”.

Também assinado por Farias, o texto então associa Lula e o PT ao comunismo e diz que o povo dará a eles o recado nas urnas.

Editorial da edição de 23 de janeiro, desta vez sem assinatura, tem o título de “Argentina e Chile: Alerta Vermelho”, e diz que, se não tomar cuidado, o Brasil pode eleger um presidente esquerdista. O texto diz que a esquerda se alimenta da polarização do povo e do caos, e que por isso coloca a população contra os militares ou qualquer outra “organização civilizada”.

No mesmo mês, como mostrou o Painel, a Folha Universal publicou um texto apócrifo que afirma que não é possível ser cristão e de esquerda.

As críticas atuais da Universal contrastam com sua postura no passado. Em eleições anteriores, a Universal apoiou governos do PT, inclusive indicando um de seus principais líderes, Marcelo Crivella, como ministro da Pesca da presidente Dilma Rousseff.

Em 2010, publicou um texto em que listava sete razões para votar em Dilma Rousseff (PT).

Segundo esse texto, os fiéis deveriam ir às urnas com consciência de que “é hora de uma mulher no governo”. Dilma tem uma vivência a mais: conheceu “na pele o que é democracia” por ter “as cicatrizes da tortura na sua luta por justiça e liberdade nos tempos da ditadura”, argumentava a Universal.

Em nota, a assessoria de comunicação da Universal diz que “todo texto de opinião assinado pelo autor que é publicado na Folha Universal, ou em qualquer jornal, sempre reflete o ponto de vista de quem o redigiu, e pode, ou não, coincidir com as convicções do veículo.”

Fonte: Folha de S. Paulo e O Globo

Comentários