O pastor batista republicano Michael Dale Huckabee, 52, vencedor do caucus [convenção partidária] de Iowa –primeiro Estado a votar nas primárias da corrida presidencial nos EUA– representa os eleitores mais conservadores de seu partido.

Filho de um bombeiro, foi o primeiro da família a formar-se no ensino médio. Como ex-pastor da igreja Batista no Estado do Arkansas –o qual governou entre 1996 e 2007–, Huckabee costuma pontuar seus discursos com referências a Deus e à Bíblia.

Diferentemente de outros candidatos do Partido Republicano, ele é contra o aborto e a união civil de homosexuais.

De acordo com as pesquisas qualitativas, o eleitorado reconhece em Huckabee qualidades como “honestidade” e “moralidade”.

A vitória em Iowa –o primeiro Estado a definir os candidatos, no dia 3 de janeiro– colocou Huckabee em evidência e deu maior impulso para sua campanha. Ele entrou na disputa com recursos mais limitados do que os de seus oponentes.

O bom desempenho não se repetiu em New Hampshire, no dia 8 de janeiro, onde ele ficou em terceiro lugar com 11%, atrás de John McCain (37%) e Mitt Romney (32%).

Algumas sondagens, porém, apontam que Huckabee lidera com ligeira vantagem na Carolina do Sul, cujas prévias acontecem no próximo dia 19.

Huckabee costuma dizer que os Estados Unidos precisar “dar fim” à sua dependência de importações de gêneros alimentícios e energia. Ele fala também em melhorar a medicina preventiva. Em relação ao Iraque, um dos pontos mais sensíveis da campanha, Huckabee foi um dos únicos a se colocar contra a retirada imediata da tropas dos EUA no país.

Em 2003, após receber o diagnóstico de diabético, Huckabee perdeu 50 quilos. Ele vive hoje em North Little Rock com sua mulher, Janet, e seus filhos David, Sarah e John Mark.

Fonte: Folha Online

Comentários