Apoiar a ordenação de mulheres ao ministério e promover uma nova leitura da Bíblia do ponto de vista feminista são algumas das conclusões do Encontro Continental de Mulheres da Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL), realizado em Cartagena das Índias , Colômbia, dias 9 a 11 de agosto.
O encontro decidiu reforçar a comunicação entre mulheres em nível regional e continental, auspiciar a formação de lideranças femininas, e incentivar as mulheres a tomarem, de fato, os espaços conquistados por direito, desenvolvendo estratégias que superem as dificuldades para a busca da igualdade.
A Assembléia de Mulheres “condenou a exploração sexual (crianças, mulheres e homens) e toda forma de violência e escravidão”. Também propôs o estudo de alternativas em relação à problemática da AIDS e ao trabalho que as igrejas desenvolvem com pessoas afetadas pelo vírus.
A reunião, preparatória à X Assembléia Geral da AIPRAL, que está reunida nestes dias em Cartagena de Indias, avaliou o trabalho realizado nos últimos seis anos pelo Departamento de Mulheres dessa organização.
“Queremos destacar que essa tarefa não foi fácil”, disseram, apontando para as dificuldades orçamentárias e comunicacionais que tiveram de enfrentar, “mas que, com a ajuda de Deus, foram levadas a cabo com resultados amplamente positivos”, disse a integrante do Comitê Executivo da AIPRAL, Zulema García de Rojas.
No encontro, a pastora Ledys Ruiz, da Igreja Presbiteriana da Costa Rica, foi eleita a nova diretora do Departamento de Mulheres para o período 2006-2010 e como membro do Comitê Executivo da AIPRAL. A pastora Maria Jiménez, da Venezuela, e a professora Susana Renner, do Brasil, acompanham-na na tarefa subregional.
A professora da Universidade Reformada da Colômbia, Dra. Alicia Winters, dissertou sobre “Vida e Justiça na Cotidianidade”, convidando as participantes a refletirem sobre as relações entre raças e etnias, sobre o cuidado das pessoas idosas e os desvalidos.
Paralelamente ao encontro de mulheres ocorreu o Fórum da Juventude, que teve como tema central “Nossos sonhos de vida e justiça”, uma introspecção em torno dos sonhos, desejos e esperanças dos jovens, e como se confrontam com as dificuldades da sociedade atual.
A AIPRAL iniciou suas atividades no primeiro Congresso Presbiteriano, realizado no Brasil, em 1955, quando foi constituída a Comissão de Cooperação Presbiteriana da América Latina (CECEPAL). Sobre esta base, e depois de várias etapas, em junho de 1966 surgiu a AIPRAL, que um ano más tarde se constituiu na região latino-americana da Aliança Reformada Mundial (ARM).
A AIPRAL é integrada por igrejas de confissão reformada que, apesar de terem diferentes estilos de adoração e divergências a respeito dos papéis de liderança leiga e ministerial, unem sua vontade e compromisso pela unidade e testemunho evangélico comum.
Fonte: ALC