O Estado australiano de Victoria está ajudando os ateus nos gastos com a organização da segunda Convenção Global Ateísta, que se realizará em abril de 2012 na cidade de Melbourne.

A Fundação Ateísta da Austrália obteve o apoio com o argumento de que em 2010 o governo destinou US$ 2 milhões (R$ 3,4 milhões) para a realização do Parlamento das Religiões do Mundo. A fundação pediu igualdade de tratamento.

A justificativa dos religiosos é de que o seu evento atraiu turistas estrangeiros. Os ateus argumentaram que “a celebração da razão”, como a convenção está sendo chamada, também terá o mesmo resultado. A expectativa é de que 2.500 ateus de vários países participem da convenção. Alguns militantes afirmam brincando que já estão se preparando para “a peregrinação não santa”

O vídeo promocional do encontro – ver abaixo – mostra cenas de Melbourne e destaca alguns dos participantes e anfitriões de encontro, entre os quais chamados Quatro Cavaleiros do Ateísmo, Richard Dawkins, Christopher Hitchens, Daniel Dennett e Sam Harris.

Doente, Hitchens provavelmente não comparecerá, mas se for será a segunda vez que os quatro estarão reunidos em um mesmo local.

A primeira convenção se realizou em junho deste ano em Dublin, Irlanda. Discutiu-se, entre outras coisas, como defender o Estado democrático das interferências da religião. O tema será retomado em 2012.

[b]Fonte: Paulopes[/b]

Comentários