Nos últimos dois meses, a organização jihadista islâmica transnacional conhecida como Estado Islâmico (EI) divulgou três vídeos de propaganda em idiomas não árabes.

Em 14 de junho, a Província da África Ocidental do IS na Nigéria divulgou um vídeo em Hausa, o maior grupo étnico/linguístico da África Ocidental e Central.

Em 1º de julho, o EI no Iraque divulgou um vídeo em curdo, que é falado no Curdistão iraquiano, norte e leste da Síria e grande parte do leste da Turquia.

Em 30 de julho, o EI na Somália divulgou um vídeo de 25 minutos em amárico, a língua oficial da Etiópia. O vídeo em amárico pede especificamente a jihad contra os cristãos e o governo da Etiópia.

Então, em 3 de agosto, o EI na província de Khorasan (grande Afeganistão) divulgou uma fatwa (ordem legal) pedindo ataques a locais de culto cristãos, judeus, hindus e xiitas.

Etiópia

O vídeo amárico foi divulgado apenas uma semana depois que as forças do Estado Islâmico da Somália foram derrotadas na região da Somália oriental da Etiópia.

O vídeo – intitulado “No Caminho dos Conquistadores” – inclui legendas em árabe e é narrado por um jihadista chamado Abu ‘Isa Al-Ethiopi. Ele foi analisado pelo Jihad and Terrorist Threat Monitor (JTTM) do MEMRI. Abu ‘Isa começa com uma narração sobre a longa luta de 1.400 anos entre muçulmanos e ‘cristãos incrédulos’ no Chifre da África.

A principal conclusão é a afirmação de Abu ‘Isa de que os cristãos abissínios não apenas rejeitam e resistem ao Islã, mas sempre odiaram, perseguiram e conspiraram contra os muçulmanos.

Ele culpa os muçulmanos ‘hipócritas’ (ou seja, os muçulmanos que negligenciam a jihad) pelo declínio do Islã na Etiópia, dizendo que foi somente depois que os muçulmanos abandonaram a jihad no século 17 que os cristãos foram capazes de recuperar a ascendência. Ele lamenta que hoje os cristãos governem a Etiópia e tenham ‘causado as pessoas a deixarem a religião de Alá em massa’.

Ele ridiculariza o parlamento da Etiópia como um ‘parlamento do politeísmo’ e condena os clérigos muçulmanos que apoiam o governo como ‘clérigos apóstatas’. Ele então exorta os muçulmanos etíopes a rejeitar a humilhação, se mudar para o território do Estado Islâmico e ‘lutar por sua religião’.

Ele diz aos muçulmanos que se a hijrah – migração e assentamento permanente – não for possível, então ‘faça guerra contra os incrédulos onde quer que você esteja’. Um jihadista em formação estende ainda mais esse convite a todos os ‘muçulmanos da África Oriental’.

Na Nigéria

De acordo com ‘The New Arab’ (18 de junho) , o vídeo de propaganda em língua hausa do ISWAP (com legendas em árabe) convida os muçulmanos a fazer ‘hijrah’ em território controlado pelo EI, onde o EI promete ‘protegê-los’ e defendê-los.

O ISWAP é agora o grupo terrorista/jihadista islâmico mais forte da Nigéria. A capital federal, Abuja, está em alerta máximo, especialmente após a fuga da prisão em 6 de julho . Em 8 de agosto, o EI divulgou um pôster em versões em inglês e árabe intitulado ‘Harvest of African Christians’ com 13 igrejas queimadas, centenas de casas queimadas e 190 cristãos mortos em junho-julho de 2022 em meio a campanhas de limpeza etno-religiosa na República Democrática do Congo, Moçambique , Nigéria e Camarões.

Enquanto isso, o EI no Iraque e na Síria está pronto para explorar qualquer brecha na já frágil situação de segurança. Está claramente procurando dividir os curdos e recrutar curdos islâmicos em suas fileiras, o que seria catastrófico para os cristãos no norte do Iraque e no leste da Síria .

No Irã, Afeganistão e Ásia Central (província de Khorasan)

Em 3 de agosto, o Jihad and Terrorist Threat Monitor (JTTM) do MEMRI publicou a manchete: ‘Fatwa da Província de Khorasan do Estado Islâmico (ISIS-K) ordena ataques a locais de culto de cristãos, judeus, hindus…’

A fatwa em língua pashtu de 18 páginas refere-se a esses locais de culto como ‘Masjid-e-Zarar’, ou Mesquitas da Dissidência, em referência a uma masjid/mesquita (lugar de oração) estabelecida por um monge cristão chamado Abu ‘Amir al -Rahib, com o apoio do imperador bizantino Heráclio, com o propósito de subverter o Islã e se opor a Maomé. Quando Muhammad tomou conhecimento da trama, ele mandou queimar a mesquita, segundo o Alcorão.

Desde então, este incidente tem sido usado para legitimar a destruição de locais de culto cristãos, judeus, hindus e xiitas. Depois que a fatwa foi divulgada, os ataques às mesquitas xiitas em Cabul começaram quase imediatamente.

Enquanto a Igreja Afegã é e tem sido uma Igreja ‘subterrânea’, a Igreja Paquistanesa logo além da fronteira não é e nunca foi ‘subterrânea’. Conforme alertado no RLPB 632 (9 de fevereiro de 2022) , ‘as igrejas e comunidades cristãs de Peshawar podem estar mais em risco agora do que em qualquer outro momento da história do Paquistão.’

Por favor, ore

Deus Todo-Poderoso, envie suas hostes celestiais (forças angelicais) para vigiar e proteger todas as igrejas e comunidades cristãs em risco de ataque terrorista islâmico. Oramos especialmente pelas igrejas e comunidades cristãs em regiões onde o Estado Islâmico está buscando ganhos, em particular Nigéria, Iraque e Síria, Etiópia e Paquistão (especialmente Peshawar). Senhor, aproxime o seu povo e frustre todas as tramas malignas traçadas contra eles.

Mantenha-me como a menina dos seus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, dos ímpios que me fazem violência, meus inimigos mortais que me cercam  (Salmo capítulo 17, versículos 8-9).

Deus Todo-Poderoso, intervenha para impedir a consolidação e expansão dos santuários do Estado Islâmico na Nigéria, Iraque e Síria, Somália e Afeganistão. Senhor dos Exércitos, lute com todos os que procuram derrotar os jihadistas islâmicos; pode a segurança ser restaurada.

Mas os meus olhos estão voltados para ti, ó Deus, meu Senhor; em ti me refugio; não me deixe indefeso! Guarda-me da armadilha que me armaram e das ciladas dos malfeitores! Que os ímpios caiam em suas próprias redes, enquanto eu passo em segurança.  ( Salmos capítulo 141 , versículos 8-10 ESV)

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários