As autoridades comunistas da cidade de Handan, na província de Hebei, intensificam a repressão às igrejas protestantes que têm certificados de atividade religiosa válidos emitidos pelo governo.
Em 30 de julho, o governo do distrito de Fengfeng Mining na cidade de Handan, demoliu uma igreja local Three-Self, administrada pelo estado, que poderia acomodar mais de 400 crentes.
As autoridades alegaram que o local era uma “construção ilegal” e teve que ser demolida para obras de engenharia para consertar a erosão de um rio próximo.
De acordo com os membros da congregação, a igreja tinha o certificado de registro do local de atividade religiosa exigido. Ainda assim, o governo local insistiu que “não era suficiente, porque o local era ilegal sem um certificado de uso da terra apropriado”.
Um dos crentes disse a Bitter Winter que o diretor da igreja estava se inscrevendo para o certificado de uso da terra desde que a igreja foi construída em 2004. “O governo continuou prometendo lidar com o pedido, mas sempre demorou para aprová-lo”, explicou ele.
“A China é um Estado de partido único e o governo pode se comportar como quiser: uma igreja pode ser demolida sob qualquer pretexto”, disse o membro da igreja, sentindo-se impotente.
“Durante a Revolução Cultural, igrejas foram arrasadas e os fiéis proibidos de se reunir. A situação é a mesma agora. As igrejas Three-Self não terão escolha a não ser se tornarem igrejas domésticas para manter sua fé”, avaliou.
“Mesmo com o certificado de registro do local de atividade religiosa, o governo sempre pode adiar a aprovação de outros certificados necessários para construir uma igreja”, disse um pastor da província de Hebei.
“Para os governos locais, reduzir o número de crentes e locais religiosos é uma conquista política. Eles tentam todos os meios possíveis para recusar a emissão de certificados, mas as pessoas de fé precisam de lugares para adorar, por isso os constroem. O governo pode demolir igrejas consideradas ilegais a qualquer momento, e os crentes não podem fazer nada a respeito”, afirma o pastor.
Demolições versus reuniões
Em 6 de julho, o governo municipal de Jianzhuang, no distrito de Congtai, em Handan, demoliu uma outra Igreja Three-Self que ocupava mais de 600 metros quadrados.
De acordo com um membro da congregação, a igreja foi construída em 2015 com quase um milhão de RMB (cerca de US$ 140.000) levantados por protestantes locais, e tinha um certificado válido de registro de local de atividade religiosa. Mesmo assim, as autoridades a declararam uma “construção ilegal” em junho e exigiram sua demolição.
“O diretor da igreja repetidamente procurou discutir com o governo, na esperança de persuadi-los de que uma nova igreja poderia ser construída antes que a antiga fosse demolida”, disse o membro da igreja a Bitter Winter. “Mas eles responderam que a política do governo central era demolir igrejas e se recusar a construir novas.’”
Para proteger a igreja, os membros da congregação se revezavam no prédio. Mas o governo os dispersou, ameaçando responsabilizá-los criminalmente se não cooperassem com as autoridades na demolição de igrejas.
“Onde devemos nos reunir desde que a igreja foi demolida?”, um membro lamentou. “Nosso único desejo é ter um ponto de encontro.”
Fonte: Guia-me com informações de Bitter Winter